Articulação

MDB oficializa apoio a Neto Evangelista, do DEM, em São Luís

Roseana Sarney foi quem fez o anúncio oficial em seu perfil no Instagram

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Roseana Sarney e Neto Evangelista)

SÃO LUÍS - O MDB oficializou ontem, o apoio à pré-candidatura do deputado estadual Neto Evangelista à Prefeitura de São Luís. O partido debatia duas possibilidades: além do democrata, havia discussão sobre coligação com o Solidariedade, do ex-juiz federal Carlos Madeira.

O anúncio da nova composição foi feito no início da tarde pela ex-governadora Roseana Sarney, via redes sociais. Ela revelou que a decisão foi tomada em comum acordo entre as executivas estadual e nacional da sigla.

“Foi decidido pela Executiva Nacional e pela Executiva local”, informou.

A O Estado, o deputado Roberto Costa, vice-presidente estadual e coordenador eleitoral do MDB, referiu-se à aliança como uma "decisão amadurecida" do partido, com “presença decisiva da ex-governadora Roseana”.

Segundo ele, houve um conjunto de forças que convergiram para a definição do apoio. “Foi um processo demorado, primeiro pela qualidade de todos os pré-candidatos que nos procuraram, mas o partido amadureceu de uma forma tranquila e fez a opção, também, levando em consideração uma posição nacional do MDB, que existe também uma proximidade muito grande com o DEM"

Encontro - Logo após a definição do apoio, Neto Evangelista foi recebido pela ex-governadora Roseana em sua residência. Junto com ele estavam o senador Weverton Rocha (PDT) e o deputado federal Juscelino Filho (DEM), dois dos principais apoiadores do democrata.

Entre os emedebistas, participaram do encontro Assis Filho, e os deputados federais João Marcelo e Hildo Rocha.

Em entrevista a O Estado, Neto Evangelista se disse “muito honrado” pelo apoio e destacou que foi escolhido pelo MDB por haver apresentado o “melhor projeto” para São Luís.

“Me sinto muito honrado com o apoio do MDB, que dentre todos os pré-candidatos que o buscaram para dialogar, entendeu que nós temos o melhor projeto, inovador, com capacidade de garantir para nossa cidade e nossa gente o desenvolvimento que merece”, declarou.

Mais

Com o apoio do MDB confirmado, o pré-candidato Neto Evangelista deve contar com o maior tempo de propaganda eleitoral no Rádio e na TV nas eleições deste ano. Além do seu partido, o DEM, ele conta com o apoio, ainda, do PDT, do PSL e do PTB.

Com definição do MDB, atenções voltam-se ao PT

A decisão do MDB de apoiar o deputado estadual Neto Evangelista (DEM) na disputa pela Prefeitura de São Luís deixa as atenções voltadas, agora, para o rumo do Partido dos Trabalhadores.

Há duas semanas, em entrevista exclusiva a O Estado, o presidente municipal da sigla, vereador Honorato Fernandes, informou que a decisão local já estava tomada: apoio à pré-candidatura do deputado federal Rubens Júnior, do (PCdoB), com o próprio vereador como candidato a vice.

Ele admitiu, contudo, que a definição em âmbito municipal não tem caráter definitivo, e que depende de uma chancela nacional. Uma série de costuras nacionais, contudo, têm impedido o anúncio oficial.

No caso do PT, a política de alianças em São Paulo, e também no Rio de Janeiro, deve ser fator preponderante para a definição de um acerto, ou não, com o PCdoB em São Luis.

O aval nacional à aliança na capital maranhense ainda depende de uma decisão do PCdoB sobre apoio à pré-candidatura de Benedita da Silva na cidade do Rio de Janeiro.

A ex-governadora é tratada como um prioridade nacional para os petistas, e, lá, o PCdoB está dividido entre uma proposta de candidatura própria, ou apoio a uma frente formada, ainda, por PSB, PDT e Rede.

Fora isso, tem pesado contra a aliança no maior colégio eleitoral do Maranhão o desprezo com que o pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de São Paulo, Orlando Silva, tem tratado o PT. Em recente entrevista à Folha de S. Paulo, o comunista declarou que o partido do ex-presidente Lula já é passado.

“O Lula foi um extraordinário presidente, mas nós temos que olhar para a frente”, afirma à Folha o deputado federal. “A esquerda precisa ser mais humilde”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.