Diálogo

Afeganistão e o Taliban conversam a partir de setembro

Equipe dos Estados Unidos vem pressionando os dois lados a dialogarem e resolverem as diferenças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Vista de Cabul, capital do Afeganistão
Vista de Cabul, capital do Afeganistão (cabul / afeganistão)

CABUL - Conversas de paz entre os lados em disputa no Afeganistão começarão no início de setembro, disse o principal negociador de paz do país nesta quinta-feira (27) em Cabul, confirmando um processo diplomático crucial e necessário para encerrar cerca de duas décadas de guerra.
Abdullah Abdullah, político proeminente e presidente do Alto Conselho para a Reconciliação Nacional, disse que as autoridades afegãs estão prontas para conversar com o Taliban no começo do mês que vem.

Os comentários chegam em um momento no qual as perspectivas de conversas de paz pareciam desanimadoras por causa da questão da libertação de uma última leva de prisioneiros do Taliban.
A equipe do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem pressionando os dois lados a resolverem as diferenças e se sentar ao redor da mesa de negociação, abrindo caminho para encerrar uma das guerras mais longas com envolvimento dos EUA.

Mas horas depois da declaração de Abdullah, sua contrapartida do Taliban, Sher Mohammad Abbas Stanekzai, disse à Reuters que não existem conversas de paz planejadas com autoridades afegãs para o início de setembro.

O ministro das Relações Exteriores interino afegão, Mohammad Hanif, ecoou a confiança de Abdullah de que as tratativas podem começar na semana que vem, dizendo que grande obstáculos —como a libertação de prisioneiros dos dois lados— não estão longe de uma resolução.

O Taliban exige que cinco mil prisioneiros sejam libertados antes de conversar, mas o governo afegão suspendeu a libertação faltando 320 deles, alguns dos quais potências estrangeiras, como França e Austrália, não querem ver soltos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.