Eleições 2020

Escutec: pesquisa mostra cenário eleitoral em Açailândia

Pelos dados do levantamento, se as eleições fossem hoje, o Dr. Benjamim seria eleito com até 47% dos votos; em comparação a pesquisa de março, o pré-candidato aumentou o seu percentual de intenção de votos

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Escutec/Açailândia)

A disputa eleitoral em Açailândia, se fosse hoje, o pré-candidato Dr. Benjamim seria eleito com até 47% dos votos. É o que mostra a pesquisa Escutec, que ouviu 600 eleitores nos dias 20 a 22 de agosto e tem intervalo de confiança de 90% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro do levantamento na Justiça eleitoral é MA 01461/2020.

Nos cenários estimulados, Benjamim aparece liderando. Com oito nomes na corrida pela Prefeitura de Açailândia, ele obteve 44% da opinião dos entrevistados. Benjamim é seguido pelo atual prefeito Aluísio Sousa com 21%, Jardel Bom Jardim com 10% e Deusdete com 8%. (veja gráfico)

Votos Válidos

Quando a disputa se dá com cinco candidatos, Dr. Benjamim pontuou com 47%, seguido por 23% de Aluísio Sousa, 11% de Jardel Bom Jardim, 7% de Silvana Silvestre e 2% de Malaquias Júnior. (Veja o gráfico).

Considerando somente os votos válidos (quando são retirados os brancos e nulos), o cenário em Carolina fica: De. Benajamim com 47%, Aluísio Sousa com 23%, Jardel bom Jardim, 11% e Desdete, 9%.

Já Silvana Silvestre nos votos válidos aparece com 6%, Sérgio Vieira, 2% e Malaquias Júnior e Samara com 1% cada.

Comparação

Se as duas pesquisas Escutec feitas com eleitores de Açailândia forem comparadas, Dr. Benjamim aumentou o percentual de intenção de votos. Em março deste ano, o levantamento mostrou que o prefeito aparecia com 41% quando se consideram oito nomes na disputa pela Prefeitura.

Aluísio Sousa tinha 16% e subiu para 21%. Na contramão aparece Jardel Bom Jardim. Ele tinha em março, 14% e caiu para 10% na pesquisa de agosto. Silvana silvestre tinha 4% e subiu para 6% e Sérgio vieira se manteve nas suas pesquisas com 2%.

Espontânea e rejeição

Aos entrevistados foi questionado sobre o voto para prefeito, mas sem que nomes fossem apresentados. Neste cenário espontâneo, Dr. Benjamim foi citado por 25% dos ouvidos. Aluísio Sousa vem em seguida com 11%, Jardel Bom Jardim com 4%, Deusdete, Silvana Silvestre, Sérgio Vieira, Malaquias Júnior e Samara aparecem com 1% cada. Não sabe e não respondeu somaram 55%.

A rejeição entre os nomes que podem concorrer a prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa foi o mais citado entre os ouvidos ficando com 34% de rejeição. Deusdete aparece com 20%, Malaquias Júnior com 10% e Dr. Benjamim, 8%. Foram citados ainda Samara (6%), Sérgio Vieira (3%) e Silvana silvestre (3%). Não sabe ou não respondeu somaram 5%.

Mais

Segundo disseram os entrevistados na Pesquisa Escutec, o atual prefeito da cidade, Aluísio Sousa tem 53% de desaprovação de sua gestão. Os que disseram aprovar a administração em Açailândia somaram 39%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.