A Gente Conta

"Minha missão é descomplicar a nutrição"

Ele tem uma relação com a gastronomia que remonta a sua infância, e com o apoio irrestrito dos pais, conseguiu transformar a brincadeira em coisa séria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
O nutricionista Cadu Ferreira
O nutricionista Cadu Ferreira (Cadu Ferreira )

Defensor da culinária saudável e sustentável, o nutricionista clínico e professor universitário Carlos Eduardo da Silva Ferreira, o Cadu Ferreira, sempre esteve envolvido com o mundo da gastronomia. Quando criança, ensaiava ser chefe de cozinha fazendo pequenas preparações com comida de verdade. “Lembro que eu e minha irmã improvisávamos um fogão usando tijolos e velas. Cozinhávamos arroz e feijão dentro de latas. Era muito divertido”, recorda.

Ao passo que ia crescendo, o menino curioso passou a gostar de ver a reação daqueles que provavam de suas experiências na cozinha. O primeiro contato com a nutrição deu-se quando ele precisou ir consultar o nutricionista, levado pela mãe. Cadu era uma criança gordinha, talvez pelo fato de adorar combinar receitas e devorar tudo. “Eu frequentava os consultórios dos nutricionistas e confesso que tinha em mente que eles eram profissionais que nos privavam de comer. Inocente, eu não fazia ideia do belo trabalho que desempenhavam”, conta.

Receitas - Hoje, Cadu é suspeito para falar. Leu bastante, estudou muito, pesquisou e, como imaginou na infância, “tornou-se um nutricionista de verdade”. “Trabalho como personal diet, tarefa que vai além da simples consulta, prescrição dietética ou cálculos nutricionais. Ponho a mão na massa, literalmente, ensinando receitas para uma vida mais saudável e apetitosa. Sei da importância da nutrição para a vida humana e, também, que os meus serviços prestados aos pacientes valem a pena”, alegra-se.

Desde cedo, Cadu Ferreira sabia que queria ser nutricionista. Antes mesmo de começar na faculdade, comprava livros relacionados à área e fazia cálculos nutricionais. No entanto, aprender a cozinhar foi um processo que não aconteceu de uma hora para a outra. Ele frisa que nem todo nutricionista sabe cozinhar.

“Fui me adaptando a técnicas dietéticas saudáveis, com estratégias lowcarb, vegetarianas, preparações sem glúten e lactose e por aí vai. É preciso entender sobre fisiologia humana e propriedades nutricionais dos alimentos para se dar bem na cozinha nesse caso. Afinal, quando se associa nutrição e gastronomia, coisas incríveis acontecem”, afirma.

Cadu sempre se inspirou na mãe, que é professora. “Meus pais me deram todo apoio para ser quem eu queria ser. Tenho a certeza de que eu e minhas irmãs temos muita sorte, por termos o apoio que precisávamos dos nossos pais. Hoje, ministro palestras, como fazia a minha mãe para grandes plateias formadas por alunos”, diz.

Atualmente, Cadu Ferreira também ministra aulas para estudantes de cursos de Nutrição e Gastronomia, bem como é professor de pós-graduação. Ele é pós-graduado em Nutrição Funcional e Fitoterapia e é mestrando em Educação para Saúde. “Tenho como missão descomplicar a nutrição e transmitir o cuidado para uma vida mais leve, guiada por boas escolhas”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.