Matheus Mua- maquiador e beauty influencer

"Fui rejeitado, mas consegui me erguer"

Ele saiu do interior do Maranhão para cursar Direito, mas, a contragosto da família, deu uma guinada nos planos migrando para uma área totalmente diferente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Matheus Mua
Matheus Mua (matheus mua)

São Luís- Ele guardava o dinheiro do lanche para comprar produtos de beleza, abandonou a faculdade de Direito para perseguir um sonho, foi criticado pela família, discriminado pelos amigos e enfrentou muitas dificuldades. No entanto, seguiu firme e evoluiu. Hoje, o maranhense Matheus Mua, natural de Igarapé do Meio, é aplaudido pelas técnicas de maquiagem que criou, ministra cursos para centenas de pessoas, do Maranhão e de outros estados, e já contabiliza mais de 18 mil seguidores no Instagram, geralmente visualizados até por pessoas de outros países.

A história de Matheus Pinto de Sousa é um exemplo de que o talento, a criatividade, a força de vontade e a persistência, muitas das vezes, valem mais do que um certificado de conclusão de curso superior. Ele deixou o interior para morar na cidade, em 2017, quando ganhou uma bolsa de 100% para cursar Direito. Insatisfeito com os rumos da vida, começou a investir na área de maquiagem, atividade que já praticava escondido da família. No terceiro período, trancou o curso de Direito, contrariando toda a família. “Foi aí que as coisas começaram a mudar, pois passei a empreender nesse campo e a atender em domicílio. A agenda foi crescendo e fui me especializando”, conta.

Hoje, as técnicas de Matheus Mua fazem sucesso e seus cursos contam com a adesão de alunos de várias partes do Maranhão e de outros estados. “Quero tornar meu nome cada vez mais conhecido, para ter repercussão em outros estados e até no exterior. Já estou aprendendo Inglês com essa finalidade. Os gringos comentam os meus posts e isso me incentivou a avançar”, afirma.

Matheus conta que enfrentou muitas dificuldades, principalmente com relação ao preconceito que envolve a profissão. A orientação sexual também foi um entrave para que a família aceitasse o caminho que decidiu percorrer. “Acho que foi uma quebra de tabu. Saí do interior do Maranhão, fui rejeitado, discriminado, desvalorizado, mas consegui me erguer e estou realizando meu sonho fazendo o que eu gosto”, enfatiza..

Curso
Recentemente, o maquiador e beauty influencer ofereceu um curso para mais de 450 alunos presenciais e mais de 1700 on-line. “Eu fui o primeiro maquiador do Brasil a se reinventar com cursos on-line, via live privada. Vendi cursos para todo o Brasil e tive alguns alunos de outros países”, revela.

Ele costuma dizer que a maquiagem o escolheu, pois era um jovem saindo do ensino médio que sonhava em passar no ENEM e ter uma formação superior, mas a maquiagem sempre esteve com ele. “Porém, eu não levava como prioridade, até porque muita gente falava que essa profissão não tinha futuro e que gay só se tornava maquiador ou cabeleireiro”, lamenta.

Ele conseguiu ser efetivado para trabalhar em uma lojinha de maquiagem, no centro de São Luís. Foi onde teve a oportunidade de sonhar cada vez mais alto. Começou a comprar pincéis e produtos pouco a pouco. Investiu bastante em conhecimento. O maranhense sempre teve uma personalidade forte. Na escola, era um garoto rebelde, que aprontava muito, mas, ao mesmo tempo, tinha muito medo de ser reprovado.
“Eu não era o garoto da sala que tirava as melhores notas, mas sempre me dedicava e conseguia aprovação no final do ano. Sempre priorizei as matérias que eu mais me destacava”, conta.

Matheus se sente uma pessoa realizada com o que faz, pois acredita que sua maior missão é inspirar outras pessoas. Já maquiou celebridades nacionais como Mc Loma, Elana Valenaria (ex-BBB 19), Mc Rebecca, entre outras.

"Espero que os nossos jovens, cada vez mais, possam acreditar neles mesmos, aflorar o que está em seus corações. Você não precisa ser um médico, advogado ou até mesmo dentista para ser reconhecido ou para ter uma vida financeira boa. Além do que, dinheiro é só uma consequência do talento e do quão você ama o que faz. Acredite na força da era digital, invista em marketing e no seu conhecimento”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.