Nova Direção

Carlos Cesar é eleito novo reitor do IFMA

Alunos e servidores do IFMA escolheram o novo reitor e diretores(as)-gerais de 26 campi para o mandato 2020-2024. Eleições foram realizadas de forma remota e tiveram abstenção menor do que em 2016

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(cesar)

São Luís - O professor Carlos Cesar foi eleito reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Na mesma eleição, também foram escolhidos os diretores-gerais de 26 dos 29 campi da instituição. O resultado definitivo das eleições foi divulgado nesta segunda-feira, 17, pela Comissão Eleitoral. A votação ocorreu no dia 12. Esta foi a primeira vez que a eleição para o cargo aconteceu de forma virtual no Instituto, utilizando um sistema remoto – o Helios Voting – para cumprir com as diretrizes sanitárias de distanciamento social por conta da pandemia de Covid-19.

Resultado definitivo das Eleições 2020

Carlos Cesar foi eleito com 41,53 % dos votos, entre brancos, nulos e ausentes/não apurados. Para ser efetivamente reitor do IFMA, o candidato eleito, que atualmente é pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da instituição, precisa ser nomeado pelo presidente da República . Quando nomeado, ele comandará os 29 campi, Reitoria e outras estruturas do Instituto durante o período 2020-2024.

A eleição do IFMA teve a participação de 13.606 eleitores, entre estudantes (10.597), docentes (1.641) e técnicos administrativos (1.368). O segundo colocado no pleito foi o professor Adroaldo Almeida, com 19,45 %, dos votos, seguido pelo professor Paulo Doval, com 4,85 %, e o professor Hélson Falcão, com 2,89 %. Houve 3,15% de votos nulos, 2,32% de votos em branco e 25,81 % de ausentes/não apurados. A abstenção nesse processo eleitoral foi menor do que a registrada em 2016, de 30,59%.

Reitor eleito
Carlos Cesar Teixeira Ferreira (46 anos) é professor titular da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) lotado no Campus São Luís-Monte Castelo. Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-2013), mestrado em Engenharia de Eletricidade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA-2004), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET/MA-2000), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA-1998) e graduação em Licenciatura Plena em Eletricidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (CEFET/MA-1997).
Também pertence ao Banco de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Atualmente ocupa a função de Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA, tendo também já exercido as funções de Pró-Reitor de Planejamento e Administração e de Diretor-geral Pro-Tempore do Campus Caxias. (texto do candidato).

Diretores-gerais
A comunidade do IFMA também elegou os(a) diretores(as)-gerais de 26 campi: Açailândia, Alcântara, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca. Não houve eleição para diretores-gerais nos campi de Araioses, Itapecuru-Mirim e Presidente Dutra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.