eleições 2020

Após fechar com PSL, DEM negociará espaços na chapa de Neto

Articulação foi selada na manhã de ontem (29) em reunião com as presenças, em especial, do vice-presidente nacional do PSL, Antônio de Rueda

Thiago Bastos da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Rueda, Chico Carvalho e Juscelino)

Após bater o martelo e selar a aliança com o PSL para a eleição majoritária em São Luís, a direção do Democratas no Maranhão partirá para definir, com sua base de apoio, o espaço a ser dado aos liberais na chapa de Neto Evangelista. A disputa maior será pela indicação de vice no projeto.

A definição sobre o papel a ser protagonizado pelo PSL na pré-candidatura de Evangelista é vista como prioridade. No entanto, é preciso chegar a um consenso com o PDT. O partido abriu mão da pré-candidatura do presidente da Mesa Diretora da Câmara de São Luís, Osmar Filho, para subir no mesmo palanque de Neto e também mira o melhor espaço possível dentro do núcleo de articulação democrata.

A O Estado, o presidente do DEM no Maranhão, Juscelino Filho, disse que a indicação de vice está indefinida. “Esse tema, por enquanto, está em aberto e será debatido com os demais partidos”, disse.

A aliança PSL/DEM foi selada na manhã de ontem (29) em reunião com as participações, em especial, do vice-presidente nacional do PSL, Antônio de Rueda, do presidente estadual do PSL no Maranhão, Chico Carvalho e do presidente do DEM no estado, Juscelino Filho. “Neto [Evangelista] é um político jovem e sem dúvida será um ganho para o PSL estar nesse projeto”, declarou Rueda em vídeo que circula nas redes sociais.

Chico Carvalho estava em Brasília, onde foi selado o acordo, desde a semana passada, participando de reuniões. Procurado, sua assessoria informou que ele somente se manifestará de forma oficial assim que desembarcar na capital maranhense. Além de Rueda, o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, também foi fundamental no processo de convencimento e composição de objetivos para que a sigla migrasse para o projeto DEM no Maranhão.

Com o anúncio da parceria PSL/DEM, a pré-candidatura de Neto Evangelista se coloca no cenário eleitoral deste ano como uma das mais robustas. O PSL era cortejado por outros partidos, em especial pelo Republicanos, devido principalmente à possibilidade de elevação do fundo partidário e do tempo de inserção de propaganda no rádio e TV.

Antes do acordo com o DEM, a direção estadual do PSL já havia fechado questão com o Republicanos, em prol da pré-candidatura de Duarte Júnior.

No entanto, divergências nacionais entre PSL e Republicanos registradas durante as articulações construídas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados fizeram a direção nacional liberal mudar os rumos e orientar suas representações estaduais a não firmarem questão com o Republicanos.

Nem mesmo as tentativas de reversão do quadro, capitaneadas pelo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, foram suficientes. O grande obstáculo a ser resolvido, a partir de agora, é quanto à disputa por espaço na chapa entre PSL e PDT, que fazem parte de campos de poder cujas ideologias são consideradas divergentes sob vários aspectos.

Havia “esperança”

No dia 21 deste mês, O Estado publicou declaração de Duarte Júnior que, à época, ainda se dizia esperançoso quanto ao fechamento de aliança com o PSL.

Na oportunidade, ele confiava na palavra do presidente do partido no Estado, Chico Carvalho. “O vereador Chico Carvalho declarou publicamente apoio à nossa pré-candidatura em 3 de abril deste ano. Continuamos juntos, visitando a Zona Rural de São Luís. Todos sabem que o vereador Chico [Carvalho] é um homem de palavra”, afirmou.

Sobre a confirmação da aliança PSL/DEM, até o fechamento desta edição, Duarte Júnior não se pronunciou.

Esse tema, por enquanto, está em aberto e será debatido com os demais partidosJuscelino Filho
MDB se manifestará sobre apoio na majoritária nas próximas semanas

A O Estado, o responsável pelo comando político-eleitoral do MDB no Estado, Roberto Costa, confirmou que a sigla se manifestará sobre sua posição na majoritária deste ano na capital maranhense até o fim da primeira quinzena de agosto. Segundo Costa, detalhes ainda estão sendo acertados.

O parlamentar não adiantou nomes de legendas que dialogam neste momento com a direção emedebista. A definição deve se basear, principalmente, no espaço que o MDB terá nesta base de apoio e nas opiniões dos membros mais experientes do partido, como o ex-senador João Alberto (atual presidente estadual do MDB) e a ex-governadora, Roseana Sarney.

Com o fechamento de questão do PSL no DEM, abre-se a possibilidade de ida do MDB para outros projetos. Em 2016, nas últimas eleições, o partido saiu com projeto próprio e lançou Fábio Câmara como candidato à época.

Juscelino Filho, presidente do DEM no Maranhão sobre indicação de vice na chapa de Neto após aliança com PSL

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.