Pandemia

Pandemia "não mostra sinais de desaceleração", diz diretora da Opas

Carissa Etienne disse que alguns países da América Central estão registrando seu maior aumento semanal de casos

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Movimento de pessoas na Avenida Paulista, principal via da cidade de São Paulo, no último domingo (19)
Movimento de pessoas na Avenida Paulista, principal via da cidade de São Paulo, no último domingo (19) (AVENIDA PAULISTA PANDEMIA )

SANTIAGO - A pandemia do novo coronavírus não mostra “sinais de desaceleração” nas Américas, disse a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) nesta terça-feira diante da chegada do vírus nas Guianas na costa nordeste do continente e em meio a picos na Bolívia, Equador, Colômbia e Peru.

Carissa Etienne disse em um briefing virtual da sede da Opas em Washington que alguns países da América Central estão registrando seu maior aumento semanal de casos desde a chegada do vírus.

Ela acrescentou que, devido ao alto fardo de doenças infecciosas e condições crônicas nas Américas, três em cada dez pessoas —325 milhões— estão correndo “risco aumentado” de desenvolver complicações pela Covid-19.

“O impacto de comorbidades na disseminação do vírus deveria ser um grito de alerta a todos os países das Américas: usem dados para adaptar sua reação e fazer da saúde sua maior prioridade”, disse.

Mortes pela covid-19

Ela ressaltou os 900 mil casos novos e as quase 22 mil mortes relatadas na região ao longo da semana passada, a maioria no Brasil, México e Estados Unidos.

Etienne disse que há locais dignos de elogio: Chile, Argentina e Uruguai fizeram um “progresso importante” no fortalecimento da vigilância contra a gripe e os programas de vacinação e houve uma circulação “muito baixa” da gripe neste ano, também ressaltando o valor das medidas de prevenção contra a Covid-19, como lavar as mãos e manter o distanciamento social.
Ela disse que vários países caribenhos implantaram restrições eficazes para controlar o surto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.