Preferências

Pesquisa inédita indica tendência de consumo em São Luís

Levantamento cruzou dados demográficos e também apontou preferência de mídia na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Dados da pesquisa foram divulgados em entrevista coletiva remota
Dados da pesquisa foram divulgados em entrevista coletiva remota (coletiva consumo)

Cruzar dados demográficos, cenários de consumo e preferências de mídia é que pode ser feito na Pesquisa de Mídia e Consumo 2020 - São Luís para tornar o planejamento das ações muito mais assertivas. Essa inovação no mercado da capital maranhense foi apresentada à imprensa na manhã desta terça-feira (14), numa coletiva online, respeitando o distanciamento social e dinamizando o evento.

Realizada pelo Grupo de Agências de Propaganda do Maranhão, a Pesquisa de Mídia e Consumo 2020 - São Luís traz dados detalhados e dinâmicos das preferências dos ludovicenses, partindo de referências demográficas (gênero, faixa etária, classe econômica e bairro), preferências de mídia (tv, rádio, jornal, mídia digital, mídia externa) e cenários de consumo como moradia, transporte, varejo (roupa, bebidas), operadoras de telefonia, educação e outros. Com isso, é possível montar cenários específicos e analisar, de forma mais clara, onde está o seu público, consumindo que tipo de mídia, horários e preferências, assim, possibilitando o investimento e ações de marketing mais assertivas.

"Há alguns anos tentávamos realizar uma pesquisa local que trouxesse para o mercado dados mais detalhados e em um formato digital. Em 2019, conseguimos reunir 10 agências locais com esse objetivo. Mais que uma pesquisa, criamos uma plataforma dinâmica de cruzamento de dados e inteligência de mercado", revela Felipe Ladeira, representante do Grupo das Agências de Propaganda do Maranhão e sócio da Quadrante Brasil.

A pesquisa entrevistou 1.500 pessoas em janeiro de 2020 em São Luís - bairros da cidade - totalizando 10 regiões. Foram mais de 170 mil respostas tratadas e organizadas pela metodologia utilizada. "É uma pesquisa inovadora e que traz outra perspectiva ao mercado local. O objetivo é que ela seja atualizada anualmente", disse Peter Vieth, psicólogo e responsável pelo desenvolvimento da pesquisa.

Mercado

No Grupo de Agências que financiou a pesquisa estão ainda: 712 Propaganda, AG10 Propaganda, Canal Comunicação, Clara Comunicação, Mallmann Marketing, Mettos Comunicação, Phocus Propaganda, Pirueta e Sofia Comunicação.

Para Daniel Caracas, sócio da Phocus Propaganda, o nível de informação e detalhamento da Pesquisa de Mídia e Consumo 2020 - São Luís é o grande diferencial. "Entregar esses cenários detalhados aos nossos clientes se traduz em campanhas mais bem posicionadas, economia de verba para os nosso clientes, pois se somos mais assertivos, somos mais eficientes e produzimos campanhas mais eficazes", declarou.

A eficiência do trabalho no desenvolvimento das campanhas também se dá pela facilidade de acesso à plataforma da pesquisa. Totalmente digital, ela é multiplataforma, podendo ser acessada de qualquer aparelho - do computador ao smartphone -, online. Para isso, a segurança no acesso é bastante reforçada, com a tecnologia de reconhecimento facial.

Durante a coletiva, foi possível conhecer a plataforma, vê-la funcionando em tempo real, com os cruzamentos de dados e os cenários montados que resultam em dados específicos para cada escolha.

A Pesquisa de Mídia e Consumo 2020 - São Luís é acessada na íntegra pelas 10 agências do Grupo a financiou. Dados gerais serão disponibilizados para o mercado sem ônus. E em nenhuma circunstância dados relativos a veículos de comunicação, emissoras, programas podem ser divulgados ou utilizados publicamente. "Nossa pesquisa tem o objetivo oferecer aos nossos clientes as informações precisas e atualizadas sobre os hábitos de compra e consumo de mídia", finalizou Felipe Ladeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.