Morte de mulheres

Maranhão já registrou 30 casos de feminicídio em 2020, segundo SHPP

Um dos casos ocorreu na noite da última segunda-feira (6) e, segundo a polícia, a vítima foi morta e enterrada dentro de sua residência, em Paço do Lumiar

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
No ano passado, ocorreram 51 casos de feminicídio no Maranhão, enquanto em 2018 foram 45 registrados
No ano passado, ocorreram 51 casos de feminicídio no Maranhão, enquanto em 2018 foram 45 registrados (FEMINICIDIO NO MARANHÃO )

SÃO LUÍS - Números elevados. Trinta feminicídios já ocorreram durante este ano no Maranhão, segundo o Departamento de Feminicídio, órgão da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). No ano passado, ocorreram 51 casos, enquanto em 2018 foram 45 registros. A polícia ainda ontem estava tentando prender um homem, identificado como Wagner, suspeito de ter assassinado e ocultado o corpo da própria companheira, Miranda Martins Silva, de 47 anos.

A polícia informou que Miranda Silva estava desaparecida desde o último dia 2 e foi encontrada morta na noite de segunda-feira, 7. O corpo estava enterrado em uma cova rasa em uma das dependências da residência da vítima, localizado no Sítio Natureza, na cidade de Paço do Lumiar. Foi necessário os bombeiros militares fazerem o resgate e o corpo de Miranda Silva foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado.

Segundo a polícia, o principal suspeito desse crime é o companheiro da vítima. Ele está desaparecido da localidade desde o último dia 2. A equipe da SHPP esteve no local e ouviu algumas testemunhas, mas o caso está sendo investigado pelo Departamento de Feminicídio, que é coordenado pela delegada Viviane Fontenelle.

Ainda de acordo com a polícia, a vítima é mãe dos envolvidos na morte dos dois prestadores de serviço da antiga Companhia Energética do Maranhão (Cemar), João Victor Melo e Francivaldo Carvalho da Silva. O crime ocorreu durante a manhã do dia 15 de janeiro do ano passado, no Sítio Natureza.

João Victor e Francivaldo da Silva teriam ido até esse local para realizar a interrupção de energia elétrica em uma das residências e, após a realização do serviço, foram assassinados a tiros dentro do veículo da empresa.

Foragido

Até ontem, a polícia não havia efetuado a prisão de um homem, nome não revelado, suspeito de ter matado a golpes de faca a própria esposa, Crislane Nascimento, idade não revelada. O assassinato ocorreu no decorrer da tarde de domingo, 5, no bairro Laranjeiras, na cidade de Açailândia.

De acordo com a polícia, a vítima estava ingerindo bebida alcoólica na companhia de algumas vizinhas quando foi golpeada no pescoço. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas quando chegaram ao local encontraram a vítima morta.

Outras ocorrências

A polícia ainda registrou durante a noite da última segunda-feira, 6, a morte de dois moradores de rua, na Vila Bangu, área da Camboa. De acordo com a polícia, eles se esfaquearam durante uma briga e a motivação não foi revelada.
Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram até o local, mas encontraram as vítimas sem vida. Os corpos foram removidos para o IML. Até o período da tarde de ontem somente uma das vítimas havia sido identificada como Gleidson Lucas Reis Santos, de 27 anos.

Também nessa noite foi assassinado Edilson Rodrigues Ribeiro, de 27 anos, na Cidade Verde, em Paço do Lumiar. Segundo a polícia, a vítima residia na Vila Embratel e foi baleada por dois homens, que estavam em uma motocicleta. A SHPP está investigando o caso, mas, até a tarde de ontem não havia registro de prisão dos acusados.

Box

Casos de feminicídio no Maranhão

Ano 2018: 45 casos

Ano 2019: 51 casos

Ano 2020: 30 casos

Número

30 casos de feminicídio já foram registrados pela polícia durante este ano em todo o estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.