Eleições 2020

''Infidelidade'' de aliados marca movimentação de pré-candidatos

Rubens Júnior (PCdoB) e Carlos Madeira (SD) são pré-candidatos que têm aliados partidários declarando apoio a outros nomes na disputa na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Jefferson Portela, apesar de ser do PCdoB, declarou apoio a Madeira
Jefferson Portela, apesar de ser do PCdoB, declarou apoio a Madeira (Jefferson Portela)

São Luís - Alguns dos principais pré-candidatos a prefeito de São Luís não estão conseguindo conter atos de “infidelidade” de seus aliados, a quatro meses para a disputa eleitoral deste ano.

O deputado federal Rubens Júnior, do PCdoB; o ex-juiz federal Carlos Madeira, do Solidariedade; e até o MDB, que ainda não decidiu se lançará candidato, ou se apoiará algum nome já posto, estão entre as “vítimas".

O caso mais recente envolve o pré-candidato comunista e a senadora Eliziane Gama, do Cidadania.

Nesta semana, o deputado estadual Duarte Júnior, pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Republicanos, anunciou haver recebido a confirmação do apoio do secretário de Relações de Estado das Institucionais do governo Flávio Dino (PCdoB), pastor Enos Ferreira, ao seu projeto.

A aliança foi firmada após reunião na sede do partido do parlamentar. Enos é coordenador da União de Mocidade da Assembleia de Deus em São Luís/MA (UMADESL) e chegou a ser cotado como candidato do Cidadania à Prefeitura de São Luís.

O partido da senadora Eliziane Gama, contudo, acabou fechando com o pré-candidato do PCdoB, deputado federal Rubens Júnior. O pastor, sabe-se agora, seguiu outro rumo.

Outro caso envolve o nome do secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela. Filiado ao PCdoB, ele decidiu, no final do mês de junho, declarar apoio à pré-candidatura de Madeira.

O titular da SSP confirmou a aliança afirmando que o magistrado aposentado é indispensável ao processo eleitoral na cidade.

Troco

O apoio acabou por ser uma espécie de troco do Madeira em Rubens Jr. Em fevereiro, o comunista recebeu o apoio do PP ao seu projeto de candidatura.

Naquela ocasião, contudo, além da aliança com o partido do deputado André Fufuca, Rubens Jr. também teve confirmado o apoio da deputada estadual Helena Duailibe, que é filiada ao Solidariedade de Madeira e sogra do atual substituto do deputado comunista na Secid, Raimundo Reis. Assim, ela optou por ficar no barco comunista.l

Mais

Juventude

Outro movimento que contraria orientações partidárias vem da Juventude do MDB. O partido ainda não decidiu que rumo tomar, mas anda mais próximo do pré-candidato do DEM, Neto Evangelista - embora ainda haja conversas com Carlos Madeira e com o pré-candidato do Podemos, Eduardo Braide. Membros da JMDB, no entanto, fecharam nesta semana apoio a um pré-candidato a vereador ligado a Duarte Júnior, do Republicanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.