Eleições 2020

PT, MDB e PSL continuam indefinidos sobre as eleições 2020 em São Luís

Partidos têm os maiores tempos de televisão e fundo eleitoral, mas ainda não definiram os rumos a serem seguidos na corrida pela Prefeitura da capital

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
MDB ainda não se definiu e ficará a cargo do deputado Roberto Costa a decisão sobre os rumos do partido
MDB ainda não se definiu e ficará a cargo do deputado Roberto Costa a decisão sobre os rumos do partido (ROBERTO COSTA)

São Luís - Faltando pouco mais de quatros meses para o primeiro turno das eleições municipais, três importantes partidos ainda não definiram seus rumos na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Ainda sem candidatos próprios e também sem definição de alianças, PT, MDB e PSL seguem dialogando internamente e mantendo conversas com pré-candidatos já postos no debate para decidir um caminho a se tomar.

No MDB, avançaram, nas últimas semanas, conversas com o Democratas, que tem o deputado estadual Neto Evangelista como pré-candidato na capital. O partido discute possível aliança, ainda, com Solidariedade, do ex-juiz federal Carlos Madeira.

Atualmente comandado pelo deputado estadual Roberto Costa - que recebeu recente aval da direção estadual para conduzir os rumos eleitorais da sigla nos municípios -, o MDB também tem entre seus membros entusiastas da pré-candidatura do deputado federal Eduardo Braide, do Podemos e é, ainda, alvo de interesse do deputado estadual Adriano Sarney, pré-candidato pelo Partido Verde.

No PT segue a indefinição até sobre a data em que a tática eleitora será definida. Após adiamentos no mês de junho, espera-se que em julho os filiados reúnam-se para decidir a estratégia.

Atualmente, fugiram como pré-candidatos petistas o deputado estadual Zé Inácio, o vereador e presidente municipal do partido em São Luís, Honorato Fernandes, e a militante Cricielle Muniz.

Honorato, contudo, também admitiu abdicar do projeto majoritário em prol de uma composição com o deputado federal Bira do Pindaré, pré-candidato pelo PSB – a ala do vereador também aceitaria uma composição com o PCdoB, que tem o deputado federal Rubens Júnior como pré-candidato. Com este último, as conversas avançaram com interlocução direta com a direção nacional petista.

Outro grupo, liderado pelo deputado federal Zé Carlos, acredita que o melhor caminho seria uma aliança com o Republicanos, comandado no Maranhão pelo vice-governador, Carlos Brandão.

Acerto próximo

Já PSL parece estar próximo de um acerto com o deputado estadual Duarte Júnior, pré-candidato pelo Republicanos, antigo PRB.

No mês passado, assumiu o comando do partido em São Luís a empresária Lorena Macedo, esposa do deputado estadual Fábio Macedo, que atualmente está filiado ao Republicanos.

O movimento, segundo apurou O Estado, foi a confirmação de que uma aliança deve ser consolidada na capital - o que pode ocorrer ainda nesta semana, após reunião da direção nacional do PSL.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.