30 anos sem Cazuza

Para homenagear o "exagerado"

Professor João de Deus Vieira, que pesquisa a vida e obra de Cazuza fará uma live hoje, dia que marca os 30 anos de morte do artista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Cazuza morreu no dia 7 de julho de 1990
Cazuza morreu no dia 7 de julho de 1990 (cazuza)

SÃO LUÍS- Os 30 anos da morte do cantor e compositor Cazuza serão lembrados com a homenagem "Cazuza, vida e performance" que o professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e artista João de Deus Vieira fará hoje, às 20h, em live com transmissão pelo Facebook (Juca Juca) e Instagram (@juhkaa_dy_deuz). O espetáculo mescla música, artes visuais e performance.

A apresentação também guarda espaço para o conhecimento científico já que a pesquisa de pós-doutorado de João de Deus Vieira, realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), versou sobre a vida e a obra de Cazuza. O trabalho investigou as metáforas educativas em sua obra, os mitos por trás das imagens e as pistas para um paradigma emergente em educação.

Quando concluiu sua pesquisa sobre o exagerado, uma das metas do professor e artista seria montar um espetáculo teatral sobre o cantor e compositor Cazuza, projeto que foi adiado por vários anos. Ano passado, após aposentar-se, deu forma à apresentação “Um tributo a Cazuza”, no Teatro Alcione Nazaré e na UFMA, envolvendo membros da comunidade de São José de Ribamar, cidade de origem e de residência do educador.

Sobre a live de hoje, João de Deus explica que iniciará com uma fala de 30 minutos sobre a vida e a obra do artista. “Vamos destacar o caráter performático de sua existência, em que vida e arte se misturam, sendo que Cazuza considerava-se ‘personagem de si mesmo’, inclusive, a determinado momento, já constatada sua infecção pelo HIV, declarando-se cansado desse papel”, relata o professor.

Após a fala, a apresentação segue com a interpretação performática de canções significativas do artista tais como “Eu queria ter uma bomba”, “Minha flor, meu bebê”, “Ritual”, “Bilhetinho azul”, “Você se parece com todo mundo”, menos conhecidas. A apresentação também abre espaço para as mais populares como “O tempo não para”, “Maior abandonado” e “Codinome beija flor”. Na live, ele será acompanhado pelo violonista Warllysson Diniz e pelo percussionista Nikima.

João de Deus conta como começou seu interesse pela obra de Cazuza. “Minha relação com a obra do Cazuza remonta aos anos 1980, quando eu era estudante universitário na USP e ele despertava nossa admiração, pelo seu jeito alternativo e contestador, além de suas metáforas. Em 2001 participei da programação cultural do festejo da cidade de São José de Ribamar, na Concha Acústica, e cantei ‘O tempo não para’ que chamou a atenção dos presentes. Em 2010 realizei o pós-doutorado na UFF, no RJ e resolvi estudar a obra poética e a história de vida dele”, relembra o professor.

Homenagem

Cazuza nasceu no dia 4 de abril de 1958 e morreu no dia 7 de julho de 1990. Ícone da música brasileira, um dos maiores nomes do cenário pop-rock da década de 1980 no Brasil, Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, é autor de sucessos como canções como “Exagerado’’, “O tempo não para’, "Brasil", "Faz parte do meu show"’ e “Ideologia”, marcou gerações com letras ainda muito atuais.

Iniciando como vocalista no grupo Barão Vermelho, em 1981, Cazuza rapidamente se tornou figura relevante no mundo da música e, quatro anos depois, seguiu carreira solo, onde foi aclamado pela crítica, dando voz à democracia em uma sociedade pós-ditadura militar.

Com canções e declarações ousadas para a época, a personalidade forte do artista fez com que se envolvesse em muitas polêmicas. Uma delas foi ter assumido (isso na época ainda era considerado tabu), ser soropositivo, contribuindo para desmistificar e tornar a doença mais conhecida no país.

João de Deus conta o motivo pelo qual resolveu fazer o show. “Todo ano presto alguma homenagem a ele em abril, quando nasceu, ou julho, quando morreu. Neste ano ele faz 30 anos de morte e não poderia deixar passar em branco”, relata.

Serviço

O quê

Live "Cazuza, vida e performance"

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Facebook (Juca Juca) e Instagram (@juhkaa_dy_deuz)

Repertório

1. Todo amor que houver nessa vida
2. Bilhetinho Azul
3. Pro dia nascer feliz
4. Maior Abandonado
5. Você se parece com todo mundo
6. Porque a gente é assim
7. Eu queria ter uma bomba
8. Exagerado
9. Codinome beija flor
[11:30, 06/07/2020] Prof João De Deus Ufma: 10. Ritual
11. O nosso amor a gente inventa
12. Ideologia
14. Brasil
15. Minha flor, meu bebê
15. O tempo não para
16. Bete Balanço

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.