Alerta

China faz alerta para surgimento de um possível novo "vírus pandêmico"

Novo vírus de gripe encontrado em porcos chineses pode causar pandemia e cientistas pedem atenção

REUTERS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, durante em entrevista
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, durante em entrevista (VIRUS PORCOS )

PEQUIM - Um novo vírus de gripe encontrado em porcos chineses se tornou mais infeccioso para humanos e precisa ser monitorado com atenção devido ao seu potencial para se tornar um “vírus pandêmico”, disse um estudo, mas especialistas disseram que não existe nenhuma ameaça iminente.

Uma equipe de pesquisadores chineses analisou vírus de gripe encontrado em porcos entre 2011 e 2018 e encontrou uma cepa “G4” do H1N1 que tem “todas as características essenciais de um candidato a vírus pandêmico”, de acordo com o estudo publicado no periódico científico norte-americano Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Trabalhadores de criadouros de porcos também apresentaram níveis elevados do vírus no sangue, disseram os autores, acrescentando que “o monitoramento atento, especialmente trabalhadores da indústria de carne suína, deveria ser implantado com urgência”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.