Assassinato

Inquérito sobre morte de publicitário pode ser concluído em 10 dias

Reprodução simulada do assassinato de Diogo Costa Campos, ocorrido dia 16 de junho, na Lagoa da Jansen, foi realizada pela polícia nesta segunda-feira (29)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

SÃO LUÍS - Polícia Civil pode encaminhar o inquérito da morte do publicitário Diogo Adriano Costa Campos, de 41 anos, em 10 dias para o Poder Judiciário. Nesta segunda-feira, 29, ocorreu a reprodução simulada dos fatos. Segundo a polícia, a vítima foi morta a tiros durante uma briga de trânsito, no último dia 16, na Lagoa da Jansen. Até o momento, um dos envolvidos, Raimundo Cláudio Diniz, de 43 anos, está preso em cumprimento de ordem judicial, ma outros dois suspeitos ainda seguem foragidos, e a arma utilizada nessa empreitada criminosa não foi achada.

O delegado Wang Chao Jen, da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), disse que vai aguardar o resultado da reprodução simulada dos fatos e dos outros exames periciais, que estão sendo realizados pela Polícia Técnica. Ainda serão realizadas outras oitivas no decorrer desta semana.

O delgado declarou que a materialidade e a autoria do crime estão claras e a reprodução simulada vai ajudar a retirar algumas dúvidas sobre o fato. A polícia, nesta segunda-feira, ianda estava realizando incursões para efetuar a prisão dos outros dois suspeitos e na busca de apreender a arma de fogo utilizada no crime.

Reprodução

As avenidas Frei Antônio, na Ponta d’Areia, e a Mário Meireles, na Lagoa da Jansen, foram fechadas durante o período da manhã desta segunda-feira para a realização da reprodução simulada dos fatos, que foi coordenada pelo diretor do Instituto de Criminalística (Icrim), Robson Mourão. Ainda acompanharam esse trabalho os delegados Wang Chao Jen e George Marques, ambos da SHPP policiais militares, peritos do Icrim e agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Também estiveram no local Raimundo Diniz e os familiares da vítima.

A reprodução simulada foi dividida em duas etapas. Uma das primeiras cenas foi feita na frente do prédio onde o publicitário residia, na Avenida Frei Antônio, na Ponta d’Areia. Neste momento, os peritos do Icrim analisaram o primeiro contato entre a vítima e os acusados, inclusive, a saída do veículo do publicitário da garagem e a ocorrência da colisão entre os carros.
O segundo momento da reprodução ocorreu na Avenida Mário Meireles, na Lagoa. A Polícia Técnica buscou entender se houve uma discussão entre acusados e a vítima, como também a ocorrência de uma agressão física, a dinâmica do disparo da arma de fogo e a fuga dos criminosos.

Exames

Robson Mourão declarou que o Icrim vem realizando uma série de exames periciais sobre esse caso. Ainda no dia 16, os peritos realizaram um trabalho pericial no local do crime e tiveram acesso a imagens de vídeo dos prédios, localizados na área da Lagoa.

Também foi periciado um veículo Fiat Argo vermelho que ficou comprovado cientificamente que não teria participado dessa ação criminosa. Ainda foi produzindo um retrato falado e ajudou a polícia a prender um dos acusados como ainda apreender o veículo utilizado no dia do crime. “Esse carro foi submetido a duas periciais e sendo que uma delas na cidade de Santa Helena, enquanto, a outra, na capital e comprovou a existência de sangue”, frisou o diretor do Icrim.

Ainda de acordo com Robson Mourão, houve a necessidade de realizar a reprodução simulada para retirar algumas dúvidas sobre o caso e o resultado deve ser divulgado até o começo da próxima semana. “Devemos confrontar a versão apresentada pelo acusado e verificar a sua veracidade, pois, isto é de suma importância na hora do julgamento e até mesmo de aplicar a verdadeira sanção. Já, conseguimos observar que não houve discussão entre acusados e a vítima na frente do prédio do publicitário”, explicou o diretor do Icrim.

Cronologia dos fatos

Dia 13 de junho: um veículo Fiat Argo vermelho foi tomado de assalto de um motorista de aplicativo, nas proximidades do Barramar, área do Calhau.

Dia 16 de junho: o publicitário Diogo Costa foi morto a tiros, na Lagoa da Jansen, e os criminosos estavam em um Fiat Argo vermelho

Dia 22 de junho: O veículo vermelho é apreendido na cidade de Santa Helena

Dia 26 de junho: um dos suspeitos do crime, Raimundo Diniz, foi preso na capital

Dia 29 de junho: ocorre a reprodução simulada no local do crime

VEJA CENAS DA AÇÃO SIMULADA DO CRIME

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.