Eleições 2020

Após rejeição de aliança, Bira afirma que insistirá em diálogo com PSOL

Diretório municipal do partido decidiu por candidatura própria e tem como nome para a disputa Franklin Douglas; Bira queria formar chapa de esquerda

Ronaldo Rocha//Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de São Luís, rejeitou, por meio de uma plenária virtual, a proposta de formação de chapa com o PSB do pré-candidato, deputado federal Bira do Pindaré, e decidiu por lançar candidatura própria para o pleito da capital.

A proposta de aliança havia sido lançada pelo próprio Bira do Pindaré, e tinha como um dos objetivos a construção de um “polo de esquerda” em São Luís.

O deputado federal e pré-candidato, contudo, enfrenta forte desgaste de sua imagem, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter reformado decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão e desaprovado a prestação de contas e determinado a devolução de parte dos recursos utilizados na campanha eleitoral de 2018.

Por meio de comunicado à imprensa, o PSOL tratou da rejeição da proposta de aliança com Bira e da decisão por uma candidatura própria.

“Em plenária virtual realizada ontem, 22 [segunda-feira], o Diretório Municipal do PSOL debateu as teses de tática eleitoral para as eleições municipais deste ano, em São Luís. A tese vencedora com 82% dos votos dos membros do Diretório foi a que propôs O PSOL como alternativa de esquerda, ou seja, o PSOL vai para as urnas com candidatura própria, rejeitando a coligação com o PSB, que tem como pré-candidato a prefeito Bira do Pindaré”, destaca parte do texto.

Na nota, a sigla adianta que deverá oficializar, na próxima segunda-feira, o nome do professor e jornalista Franklin Douglas para a disputa do pleito.

“A próxima reunião do Diretório Municipal ocorrerá no dia 29 de junho, e vai deliberar sobre os nomes para candidatura majoritária (prefeito e vice) e chapa proporcional de candidatos a vereador e vereadora. Para prefeito o nome mais cogitado a ser chancelado é o do professor e jornalista Franklin Douglas”, enfatizou.

Insistência

Apesar de ter sido rejeitado pela legenda de esquerda, Bira do PIndaré informou que insistirá no diálogo e na tentativa de aliança entre o PSB e o PSOL em São Luís. Para ele, trata-se de um caminho viável para a esquerda, em meio ao atual cenário político.

“Legítimo qualquer partido político ter candidatura própria. Mas prosseguiremos com o diálogo, tentando aliança com o PSOL, porque consideramos importante para compor um polo de esquerda capaz de enfrentar essa conjuntura difícil que o país enfrenta. Isso tem reflexo em São Luís e em outras capitais brasileiras. Então, é muito importante o nosso diálogo”, pontuou. l

Mais

Encontro

Por meio de nota, o PSOL afirmou no início da semana que o professor universitário e jornalista Franklin Douglas é o nome mais cotado para ser oficializado como pré-candidato a prefeito pela sigla na capital. A definição ocorrerá na próxima segunda-feira (29), quando o partido vai oficializar o nome para a disputa eleitoral em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.