Eleições 2020

Escutec mostra liderança de Hernando Macedo na cidade de Dom Pedro

Instituto ouviu 400 eleitores no município entre os dias 12 e 14 de junho sobre a disputa eleitoral deste ano; pré-candidato do PCdoB lidera em todos os cenários

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Hernando Macedo lidera a corrida pela Prefeitura de Dom Pedro, segundo dados da pesquisa Escutec
Hernando Macedo lidera a corrida pela Prefeitura de Dom Pedro, segundo dados da pesquisa Escutec (Hernando Macedo)

Nova pesquisa Escutec mostra o cenário na disputa eleitoral na cidade de Dom Pedro. Em quatro cenários, sendo um espontâneo e três estimulados, o levantamento aponta que lidera a corrida pela Prefeitura Hernando Macedo (PCdoB).

O instituto entrevistou 400 eleitores entre os dias 12 e 14 de junho e registrou a pesquisa no TSE com o número MA 04.995/2020. O intervalo de confiança é de 90% e a margem de erro é de cinco pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário espontâneo (quando não há apresentação de nomes de candidatos ao entrevistado), Hernando Macedo aparece com 42% das intenções de votos. Em segundo vem Galego Mota, com 19%, seguido por Léo Paz, com 4%. Foram citados ainda pelos entrevistados Ribamar Filho, com 2%; Luciano Rezende, 1%,; e o prefeito de Dom Pedro, Alexandre Costa (PSC), também com 1%. Não sabe ou não respondeu somaram 31%.

Já no primeiro cenário estimulado (quando é apresentado ao eleitor nomes de candidatos), Macedo aparece com 55% na opinião dos entrevistados. O segundo colocado é Galego Mota, que obteve 23% das intenções de votos e, logo em seguida, vem Léo Paz, com 12%. Nenhum dos candidatos somou 7% e não sabem ou não responderam, 3%.

O segundo cenário estimulado mostra liderança maior de Hernando Macedo se o pleito fosse disputado somente com Léo Paz. Assim, o comunista aparece com 67% das intenções de votos contra 25% de Paz. A opção nenhum dos candidatos obteve 7% da opinião dos entrevistados e não sabem ou não responderam, 1%.

Macedo também lidera no cenário, cuja disputa é somente com Galego Mota. Neste cenário, Hernando obteve 58% da opinião dos entrevistados e Mota, 25%. Outros 10% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos candidatos e 7% não sabem ou não responderam.

Rejeição

O Instituto Escutec questionou ainda sobre a rejeição dos nomes postos para disputar a Prefeitura de Dom Pedro. Neste quesito, Léo Paz aparece com 40% de rejeição entre os entrevistados e Galego Mota com 26%. Macedo tem 12% neste cenário. Nenhum dos candidatos somou 8% e não sabe ou não respondeu, 14%.

Desaprovação

A pesquisa Escutec perguntou ainda sobre a avaliação da administração do prefeito Alexandre Costa. Somente 3% dos entrevistados disseram considerar ótima a atual gestão. Outros 9% consideram boa e 13%, regular. Dos que consideram ruim somaram 7% e 67% disseram ser péssima a gestão de Costa. Não sabem ou não responderam somou 1%.

Também foi questionada a aprovação ou desaprovação da atual gestão municipal de Dom Pedro. Dos eleitores entrevistados, 84% disseram que desaprovar a administração de Alexandre Costa e outros 15% afirmaram que aprovam. Não sabem ou não responderam somou 1%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.