Eleições 2020

Pesquisa irá direcionar futuro do MDB nas eleições de São Luís

Estudo irá fundamentar discussões entre líderes da legenda sobre rumos no pleito deste ano

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Candidatura da ex-governadora Roseana Sarney deixou de ser única possibilidade para a legenda
Candidatura da ex-governadora Roseana Sarney deixou de ser única possibilidade para a legenda (Roseana Sarney)

O deputado estadual Roberto Costa afirmou em entrevista a O Estado que o partido não tem mais na pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney seu “plano A, B e C”, como dito em passado recente. “Iremos fazer uma pesquisa e o resultado dela irá ser colocado na mesa para que as lideranças tomem a decisão”, disse. Costa também afirmou que “toda as possibilidades estão sobre a mesa”. “Não iremos fazer política vetando nomes ou situações, mas equalizando cada uma delas com o anseio da população”, disse.

As lideranças referidas pelo parlamentar são os deputados federais Hildo Rocha e João Marcelo. Além dele próprio e da ex-governadora Roseana Sarney.

Atual responsável pelo comando das articulações da legenda no estado após , Costa afirmou que o protocolo para a tomada de decisões na capital mudou para garantir unidade ao partido e proximidade ao povo.

“Nossa pesquisa irá servir para identificar as demandas da população. Queremos saber a opinião do povo sobre os problemas da cidade. Queremos ter conhecimento sobre o que o cidadão acha dos nomes que estão colocados. Sem isso, sem a proximidade do povo, não há como tomar uma decisão”, explicou.

Apesar da ênfase na pesquisa, o deputado afirmou que o martelo será batido pelas lideranças. “O MDB preza pela democracia interna. E isso significa que todos líderes devem tomar, em conjunto, a decisão final”, disse.

O MDB possui um dos maiores tempos de televisão e fundo partidário no país. Roberto Costa confidenciou a O Estado que esse poderio político já despertou interesse de todas as outras forças já colocadas na disputa. “Alguns pré-candidatos já procuraram o Hildo Rocha, o João Marcelo, a Roseana. Eu mesmo já recebi algumas sondagens. O que importa é que não iremos fechar portas e nem vetar nenhum nome. Todas as opções serão analisadas sem essa história de vetar, mas de contemplar propostas aos anseios da população”, disse.

Questionado sobre a impossibilidade de lançar nomes caso a ex-governador decline do convite da candidatura, Costa afirmou que o partido possui outros quadros. “Temos pessoas capacitadas das mais variadas nuances. A própria Paulinha Lobão, filiada ao partido e dona de uma popularidade ímpar na cidade é um desses nomes”, falou.

PROPORCIONAL

Roberto Costa assegurou que o MDB virá forte para as eleições de vereador na capital. “Durante todo o esse tempo trabalhamos duro na formulação de uma chapa proporcional forte. E isso aconteceu porque nos preparamos para um cenário em que saíssemos sozinhos. Hoje eu certifico que o MDB fará de 2 a 3 vereadores em São Luís”, falou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.