Eleições 2020

SL: com isolamento mais frouxo, pré-candidatos retomam movimentação

Deputado Neto Evangelista teve a confirmação do apoio do PDT ao seu projeto de candidatura em São Luís e Rubens Júnior reedita o "diálogos por São Luís"

Gilberto Léda/ a editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
: Osmar Filho desistiu de candidatura e vai apoiar Neto Evangelista
: Osmar Filho desistiu de candidatura e vai apoiar Neto Evangelista (Neto Evangelista Osmar Filho)

Com a confirmação do relaxamento de medidas de isolamento no Maranhão, sobre-tudo na Região Metropolitana de São Luís, pós-lockdown, pré-candidatos a prefeito da capital maranhense voltam a focar em agendas eleitorais.

O primeiro a retomar compromissos foi o deputado federal Rubens Júnior, nome do PCdoB do governador Flávio Dino para a disputa local.

Já fora da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), mas licenciado do cargo na Câmara - justamente para tentar recuperar o tempo perdido em meio à pandemia do novo coronavírus -, o parlamentar relançou, na segunda-feira (15), o movimento "Diálogos por São Luís", numa transmissão via in-ternet.

A iniciativa já havia sido lançada antes do alastramento da Covid-19, mas precisou ser paralisada.

“Nós estamos criando o Diálogos por São Luís para debater diversos temas importantes e encontrar novas soluções para velhos problemas. Este movimento só pode acontecer de forma participativa”, destacou Júnior. Por conta da pandemia, os en-contros, pelo menos por ora, seguirão virtuais.

Rubens Júnior faz questão de destacar que o "Diálogos por São Luís” tem inspiração no “Diálogos pelo Maranhão”, movimento de pré-campanha lançado ainda em 2013 pelo então pré-candidato a governador Flávio Dino. “É exatamente isso que quere-mos fazer por São Luís”, disse.

Fora

Outra movimentação envolveu dois pré-candidatos. Também na se-gunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho, até então pré-candidato do PDT à Prefeitura de São Luís, anunciou sua saída da disputa.

Ato contínuo, ele revelou que o PDT havia fechado questão em torno do apoio da pré-candidatura do DEM, encabeçada pelo deputado estadual Neto Evangelista.

A O Estado, o democrata comentou, já na manhã de ontem, o movimento dos pede-tistas. E comemorou a aliança.

"Muito honrado em receber o apoio do presidente da Câmara, vereador Osmar Filho, um grande quadro político que une-se a nosso projeto de desenvolvimento para São Luís”, destacou Evangelista.

Segundo Osmar Filho, formou-se consenso no PDT em torno do nome do pré-candidato do DEM. O vereador disse contar com o apoio tanto do presidente estadual do partido, senador Weverton Rocha, quanto da bancada pedetista na Câmara.

Mais

Entusiasmo

Presidente estadual do PCdoB, o deputado federal Márcio Jerry participou na segunda-feira do relançamento da ação de pré-campanha de Rubens Júnior. E declarou que acredita numa vitória do companheiro de partido - apesar de ele haver apareci-do com baixo percentual de intenções de votos na única pesquisa registrada já divulgada em São Luís neste ano. “Rubens é o candidato pra valer e pra vencer”, disse Jerry, na live do Dia [logos por São Luís].

PSOL: participação popular para plano de governo

O pré-candidato do PSOL à Prefeitura de São Luís, Franklin Douglas, anunciou neste mês o lançamento do “Vumbora”, uma iniciativa de um coletivo de apoiadores que tem como meta incentivar uma ampla consulta a diversos segmentos da cidade para É uma estratégia de construção coletiva de um novo projeto para uma nova cidade, moderna, inclusi-va, sustentável", explica o professor Franklin Douglas.

A estratégia é traçar um plano “de baixo para cima”. "Com participação. Diversas perspectivas, sobretudo daqueles que não estão nos centros de decisão das políticas públicas de nossa cidade. O Vumbora é para além de uma eleição. É uma estratégia de construção coletiva de um novo projeto para uma nova cidade, moderna, inclusi-va, sustentável", explica o professor Franklin Douglas.

A proposta foi lançada pelas redes sociais. A consulta será via instrumentos digitais. Essa opção deu-se por conta da pandemia do Covid-19, e em respeito às orienta-ções sanitárias, como evitar aglomerações e manter o distanciamento social.

Integram o movimento de consulta popular do Vumbora o professor e médico Anto-nio Gonçalves, os professores Gentil Cutrim, Carlos Wellington, Francilene Cardoso, Carlos André, César Chaves e Talita Liz, a advogada Yanne Milano, as jornalistas Fernanda Saboia e Talita Romênia, o cineasta Murilo Santos, o livreiro Arterio Muniz, os estudantes Taíssa Monteiro, Taciana Cabral e Claudio Serra, o designer Jarson Vasconcelos, as lideranças de bairros José Lacerda, Magno Cutrim, Aru Silva, José Ribamar Arouche, dentre outros participantes do Núcleo Marielle Franco do PSOL.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.