Covidão

Adversário de Bolsonaro, governador do Pará é alvo de operação da PF

Gestão de Hélder Barbalho é suspeita de superfaturar respiradores

O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Elder Barbalho)

O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), conhecido por ser um dos grandes críticos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), é um dos alvos da Operação Bellum, deflagrada pela Polícia Federal para investigar fraudes na compra de respiradores pulmonares.

Segundo a PF, a compra de respiradores custou R$ 50,4 milhões aos cofres estaduais. Os equipamentos foram entregues com atraso e fora da especificação original, o que resultou na devolução dos respiradores, pois não funcionam no tratamento da Covid-19. São apurados os crimes de fraude à licitação, falsidade documental e ideológica, corrupção ativa, prevaricação e lavagem de dinheiro.

Os policiais cumpriram 23 mandados de busca e apreensão no Pará e em outros seis estados. Há buscas nas residências do governador, de sócios da empresa investigada e de servidores suspeitos de participarem de irregularidades, na Casa Civil e nas secretarias de Saúde e Fazenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.