Pandemia

Coreia do Sul segue reabertura apesar de surto recente

Autoridades de saúde sul-coreanas seguem plano de abertura, mesmo com novo surto em Seul

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Governo da Coreia do Sul passou a rastrear e examinar milhares de pessoas
Governo da Coreia do Sul passou a rastrear e examinar milhares de pessoas (COREIA DO SUL PANDEMIA )

SEUL - Autoridades de saúde da Coreia do Sul disseram nesta quarta-feira,11, que não têm planos imediatos de reativar regras rígidas de distanciamento social, apesar de um novo surto de coronavírus na capital Seul.

As autoridades se apressaram para rastrear e examinar milhares de pessoas na última semana depois que um foco de infecções novas ligadas a casas noturnos e bares do distrito de Itaewon, em Seul, provocou o temor de uma segunda onda da pandemia.

Ao menos 119 casos de Covid-19 foram relacionados a estes locais, que haviam acabado de reabrir como parte da decisão do país de afrouxar as medidas de isolamento para reativar sua economia em dificuldades. Onze desses pacientes têm 19 anos ou menos.

O vice-ministro da Saúde, Kim Gang-lip, disse que retomar as regras de distanciamento social é improvável, contanto que o número diário de casos novos continue abaixo de 50 e as autoridades consigam rastrear 95% de todas as infecções.

“Por ora, ainda monitoraremos como as transmissões atuais acontecem e analisaremos se deveríamos reconsiderar nossa política de distanciamento”, disse Kim em um briefing à mídia.

Prisões em Israel

A polícia de Israel prendeu 320 pessoas em um festival judeu que homenageia um sábio da antiguidade depois que fiéis se revoltaram contra restrições do coronavírus que os impediram de ter acesso ao túmulo dele, disseram agentes nesta quarta-feira.

Embora muitos rabinos renomados tenham apoiado as limitações adotadas por Israel às aglomerações públicas para evitar o contágio, alguns judeus ultraortodoxos se ressentem do transtorno causado em sítios religiosos.

Um dos destaques do festival anual Lag Ba-Omer, que aconteceu na terça-feira, é a tumba do místico do século 2 Shimon Bar Yochai, que se localiza no norte do país e costuma atrair milhares de fiéis para orações, danças e cantos ao redor de fogueiras que atravessam a noite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.