Coronavírus

Asiáticos mantêm lojas fechadas no lockdown em SL

Chineses e coreanos têm negócios em São Luís, sobretudo, no ramo de confecções e acessórios

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Chineses e coreanos estão recolhidos e lojas permanecem fechadas
Chineses e coreanos estão recolhidos e lojas permanecem fechadas (asiáticos)

Chineses e coreanos estão recolhidos e lojas permanecem fechadas Desde o dia 21 de março, boa parte do comércio do Maranhão não está funcionando, após decretos do Governo do Estado publicados para conter o avanço do novo coronavírus. Com essa situação, o centro de São Luís, que é conhecido pela intensa movimentação de consumidores, está vazio, ainda mais agora com o lockdown. Os asiáticos, que possuem negócios na cidade, também respeitaram as medidas de distanciamento social e mantiveram suas lojas fechadas.

Esses asiáticos possuem lojas em vários locais da região central de São Luís. Seus empreendimentos podem ser vistos, principalmente, nas ruas Grande, de Santana e 7 de Setembro. Eles atuam em diversos ramos, incluindo o de confecções e de acessórios. Dentre os produtos que vendem, estão mochilas, brincos, roupas, brinquedos, almofadas e toalhas de mesa. Apesar de ninguém compreender a língua deles, seus comércios vivem lotados de clientes, pois muitos funcionários são maranhenses, o que facilita a comunicação.

Mas, nesse momento de pandemia as lojas dos chineses e coreanos estão fechadas. De acordo com informações obtidas por O Estado, eles se mantêm reclusos em apartamentos no Edifício Caiçara, localizado na Rua Grande, onde moram. Caso abram os comércios, podem pagar um preço alto. Pelo Decreto nº 35.714, do dia 3 de abril, as penalidades para quem insistir em abrir os comércios não autorizados no Maranhão, em decorrência do novo coronavírus, incluem advertência e interdição parcial ou total do estabelecimento. Ademais, o infrator pode receber uma multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 1.500.000 milhão, segundo valores estipulados na Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977.

O lockdown, ou bloqueio total, intensificou o fechamento dos comércios e a suspensão das aulas nas escolas e faculdades públicas e privadas. Essa medida, considerada a mais rígida forma de distanciamento social, seria encerrada nesta quinta-feira, 14, mas o ato foi prorrogado até domingo, 17, após reunião da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís com o Governo do Estado e outros representantes.

O lockdown foi instaurado pela Medida Provisória nº 313, de 8 de maio, que antecipou, para 15 de maio, o feriado estadual de 28 de julho, quando se comemora a adesão do Maranhão à Independência do Brasil. O ato administrativo também dispõe sobre a restrição temporária da circulação de veículos automotores nas rodovias estaduais e nas vias públicas localizadas no território dos municípios localizados na Grande Ilha – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.