Bloqueio

Segundo dia de rodízio: descumprimento e lentidão

Nesta terça-feira, 12, apenas veículos com placas terminadas em números pares estavam autorizadas a circular, mas muitos desobedeceram a determinação

Kethlen Mata / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Na Avenida Daniel de La Touche, se formou um congestionamento
Na Avenida Daniel de La Touche, se formou um congestionamento (Congestionamento)

São Luís - O segundo dia de rodízio de veículos na Região Metropolitana de São Luís foi marcado por mais congestionamentos nas quatro cidades atingidas pelo decreto de lockdown (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). Nesta terça-feira, 12, somente veículos com placas terminadas com o dígito par puderam circular, com exceção para ambulâncias, motoristas de aplicativos, taxistas, automóveis de transporte hospitalar e outros serviços essenciais.

Logo cedo, foi registado na Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, várias motos com placas ímpares aglomeradas por estarem descumprindo as regras de circulação do rodízio. Na Avenida Castelo Branco, no bairro do São Francisco, os agentes de trânsito formaram dois corredores para facilitar a passagem dos veículos. De um dos lados, somente carros e motos de serviços essenciais passaram, do outro, automóveis de pessoas que precisaram provar o porquê de saírem de casa durante o lockdown. Um congestionamento mais extenso, aconteceu na Avenida Daniel de La Touche, próximo à entrada da Via Expressa. Em outras regiões da capital, o trânsito seguiu de forma mais tranquila.

Na MA-203, entrada do munícipio de Raposa, a movimentação de carros e motos foi pequena, porém, segundo a Prefeitura da cidade, alguns automóveis acabaram retornando.

Já em São José de Ribamar, na MA-201, a circulação foi mais intensa e a espera para passar pela fiscalização foi maior. Em nota a Prefeitura da cidade informou que houve redução no número de veículos particulares. Cerca de 143 veículos foram vistoriados, somente no primeiro dia do rodízio, e até o momento não aplicou multas.

A quantidade de veículos passando pela fiscalização na barreira da MA-202, também foi pequena. De acordo com a Prefeitura de Paço do Lumiar, a redução na circulação de automóveis durante o primeiro dia de rodízio foi considerável.

Rodízio
O Sistema de rodízio de veículos foi anunciado na Medida Provisória (MP) de n°313, do dia 8 de maio, e tem como objetivo reduzir ainda mais o trânsito de pessoas durante o regime de lockdown na grande São Luís, e consequentemente o número de casos da Covid-19.

Serão quatro dias de rodízio, o primeiro foi na segunda-feira, 11, e assim como na data, somente veículos com placas tendo seu último número ímpar, estavam autorizadas a circular pela Região Metropolitana da ilha.

Nos dias 12 e 14 de maio, é a vez de placas com finais pares. Táxi, transporte por aplicativo, e veículos de empresas de atividade essencial não entraram no rodízio. Na MP também foi anunciado o adiantamento do feriado de 28 de julho, em que se comemora a adesão do Maranhão à Independência do Império do Brasil.

Quem descumprir a medida do governo está sujeito à multa prevista no Art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro. O artigo diz, que é proibido transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente. O descumprimento é também uma infração administrativa, prevista no inciso VIII do Artigo 10, da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977. O trecho fala que são infrações sanitárias reter atestado de vacinação obrigatória, deixar de executar, dificultar ou opor-se à execução de medidas sanitárias que visem à prevenção das doenças transmissíveis e sua disseminação, à preservação e à manutenção da saúde.

SAIBA MAIS

Lockdown

Desde o dia 5 de maio, a Grande São Luís vive na condição de lockdown ou bloqueio total. A medida vai valer até o domingo, 17, depois de decisão tomada na tarde desta terça-feira, 12.

Muitas ações estão sendo feitas durantes esses dias, barreiras, fiscalização e higienização de ambientes públicos.

O 24° Batalhão de Infantaria de Selva, realizou no último domingo, 10, a higienização de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em são Luís. A ação foi feita em parceria com a Secretária Estadual de Saúde (SES). A limpeza foi feita nas instalações das unidades do Araçagi e Cidade Operária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.