Bloqueio Total

Lockdown: áreas de lazer fechadas para o fim de semana de bloqueio

Ações de fiscalização, higienização, orientação da população e outras medidas continuam nos municípios da Ilha; a partir de segunda, 11, terá rodizio de carros

Bárbara Lauria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

[e-s001]Barreiras de fiscalização, higienização, orientação da população e outras medidas realizadas nesses primeiros quatro dias de lockdown continuarão sendo realizadas neste final de semana. Além delas, áreas de lazer vão continuar fechadas para evitar aglomeração de pessoas.

A Avenida Litorânea, espaço onde normalmente atletas e famílias procuram lazer na Ilha, está com o acesso bloqueado, inclusive para a passagem de carros. O Espigão, na Ponta d’ Areia, e o Parque do Rangedor, no Calhau, também estão fechados durante o lockdown. Na Lagoa da Jansen ainda é possível ver algumas pessoas desrespeitando o bloqueio, mas são orientados a voltar para casa.

Nos bairros mais afastados da cidade, onde ainda há pontos de aglomeração, a fiscalização foi reforçada pela Blitz Urbana e Vigilância Sanitária no intuito de controlar aglomerações em serviços essenciais e orientar a população sobre distanciamento social e a importância de sair de casa o mínimo possível.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís e com o Governo do Maranhão para saber sobre medidas especificas para o fim de semana, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

Quarto dia do lockdown
No quarto dia de lockdown, 8, as medidas realizadas ao longo da semana continuaram acontecendo. As barreiras de fiscalização foram montadas desde as 6 horas, em diversos pontos estratégicos da cidade, pela Polícia Militar e agentes de trânsito.

Apesar da notória redução de veículos transitando pela Grande Ilha, ainda houve engarrafamento na Avenida dos Portugueses, na área do Itaqui-Bacanga. O local tem apresentado congestionamento diários no lockdown, por causa das barreiras de fiscalização e o intenso fluxo de carros a caminho da região, que serve de acesso para a área portuária e outros serviços essenciais.

Em outros lugares onde o fluxo de veículos estava intenso nos últimos dias, nesta sexta-feira (8) esteve com trânsito mais ameno, como a Avenida Castelo Branco, no São Francisco. A Policia Militar informou que houve mais de 70% de restrição da circulação de carros na Grande Ilha.

[e-s001]As agências bancárias também continuaram recebendo auxílio do Corpo de Bombeiros para diminuir a aglomeração nos entornos das agências da Caixa Econômica. A ação é realizada nas 17 agências da Grande São Luís, com o intuito de fiscalizar os estabelecimentos e orientar a população sobre a necessidade do distanciamento social.

O número de pessoas que utilizam transporte público intermunicipais permaneceu em queda no quarto dia de bloqueio, 83%. Nos primeiros três dias a redução variou entre 85 e 82% de redução. Além de ônibus e vans, está incluso também o ferry-boat. Segundo o presidente do MOB, em entrevista para a TV Mirante, Lawrence Melo, o número de passageiros de transporte urbano caiu de 470 mil para 70 mil, e do semiurbano de 70 mil para 26 mil.

As ações de higienização também continuaram acontecendo na Região Metropolitana de São Luís. A equipe de saúde do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) do Exército, realizou ações de higienização das instalações da Base Administrativa do Batalhão. A atividade teve por finalidade proporcionar aos militares, pensionistas e demais usuários daquelas instalações um ambiente ainda mais protegido.

A Prefeitura de São Luís também seguiu realizando higienização em diversos pontos da capital maranhense. A ação está sendo realizada por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, que está intensificando a higienização de espaços públicos de grande circulação durante o lockdown.

Novas medidas
Em entrevista à imprensa, na sexta-feira, 8, o governador Flávio Dino (PC do B) anunciou rodízio de carros para intensificar o lockdown e diminuir o fluxo de pessoas na Grande Ilha. O rodízio vai se iniciar na segunda-feira, 11, e vai durar até o fim do bloqueio. Na segunda-feira, 11, e na quarta-feira, 13, apenas carros com a placa ímpar poderão trafegar pela cidade, na terça-feira, 12, e quinta-feira, 14, carros com a placa terminada em número par poderão rodar. A fiscalização será feita pelas barragens e vídeomonitoramento. Quem não cumprir a medida está sujeito a multa.

Flávio Dino também anunciou que o feriado do dia 28 de junho, Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, foi adiantado para o dia 15 de maio, um dia após o término do lockdown. A decisão foi tomada no intuito de manter reduzido o fluxo de pessoas nas ruas após o término do bloqueio total.

[e-s001]Além disso, também foi decretado o aumento da multa para agências bancárias que não cumprirem com as orientações de saúde para combater a covid-19. Agora a multa é em torno do valor de R$ 504 mil, e a cada incidência pode ser cobrado em até a metade do valor da multa original a mais.

SAIBA MAIS

Números

70% da circulação de carros foi restrito em São Luís

85% dos passageiros de transporte públicos deixaram de transitar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.