Bloqueio total

Flávio Dino comemora sucesso do lockdown e adesão a decreto

Durante entrevista ao Bom Dia Mirante, da TV Mirante, governador do Maranhão mostrou números que, segundo ele, comprovam a eficiência da medida, que entrou em vigor na última terça-feira na Região Metropolitana de São Luís

Linhares Jr.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(Flávio Dino)

Em entrevista ao Bom Dia Mirante na manhã desta quinta (7), o governador Flávio Dino afirmou que os resultados do lockdown estão se mostrando positivos. O comunista apresentou números que, segundo ele, atestam a efetividade da medida. Além disso, o governador discorda das teses que demonstram desrespeito da população em relação ao confinamento.

“Apesar dos problemas que existem, há uma ideia de que a sociedade não está ajudando. Pelo contrário, a maioria imensa das pessoas tem ajudado e cumprindo as normas sanitárias de distanciamento”, disse.

Para comprovar sua tese, o governador apresentou números sobre a redução da mobilidade de pessoas na Grande São Luís. A entrada e saída de veículos foi reduzida a quase zero. Já no sistema de transporte público da região metropolitana, que compreende São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, a queda foi de 85%.

“Diariamente o sistema de transporte coletivo garante mobilidade a 641 mil em média. Ontem, foram 96 mil. Mediante estes números, como alguém pode dizer que a medida fracassou?”, argumentou.
Flávio Dino relatou que, ao contrário de estados vizinhos, o sistema de saúde no Maranhão não está em colapso. E isso acontece graças a união entre medidas preventivas, expansão da capacidade hospitalar e ajuda da sociedade. “Esse tripé evitou que o sistema maranhense entrasse em colapso”, disse.

O governador afirmou que no começo da pandemia eram 232 leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19. Hoje são 761 e até o fim da semana devem ser 900 leitos. “No fim do mês de maio chegaremos a 1200 leitos na rede estadual. Um número que demonstra o compromisso do governo em aumentar a oferta”, relatou.

Diminuição - Sobre as críticas que o governo tem recebido sobre a inefetividade do lockdown, o governador foi categórico ao afirmar que a ação do estado não irá ser direcionada por extremos. “Há aqueles que acham que a Covid-19 é uma gripezinha e há aqueles que acham que devemos fazer encarceramento geral das pessoas. São esses fiscais que andam procurando pessoas nas ruas para dizer que o lockdown fracassou. Não iremos determinar nossas ações por meio do julgo dessas pessoas, mas pela ponderação”, retrucou.

Segundo o governador, mensurar o sucesso do lockdown pelo desaparecimento de pessoas é um equívoco. “Não haverá encarceramento das pessoas. Elas vão continuar a existir, vão continuar a aparecer na porta de suas casas. Não haverá desaparecimento forçado de milhões. Não vamos trancar todas as pessoas em suas casas com cadeados, isso não existe”, afirmou.

Flávio Dino explicou que a intenção do decreto não significa encarceramento, mas redução do fluxo de pessoas. “O coronavírus não irá desaparecer com o lockdown. O que pretendemos é uma redução do número de casos novos. Isso irá aliviar a pressão nos sistemas publico e privado de saúde. Essa é a razão de ser do decreto”, disse.

O governador afirmou que todas as ações são analisadas antes de serem colocadas em prática. “Temos que ter senso de proporcionalidade. Saber o que deve ser feito e o que pode ser feito”, disse.Sobre as fotos de feiras abertas que circulam pela internet, o governador demonstrou segurança na ação das prefeituras em relação ao problema. “Uma feira aqui e outra acolá aberta é normal. As prefeituras estão fazendo bem a fiscalização todos os dias e sei que esse embaraço em breve irá ser dirimido”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.