Indígenas do Equador temem ser extintos pela Covid-19

A nação siekopai, que se situa na fronteira entre Equador e Peru e tem cerca de 744 membros, tem 15 casos confirmados do vírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Líderes siekopais alertaram o governo do Equador
Líderes siekopais alertaram o governo do Equador (INDÍGENAS EQUADOR )

Uma das comunidades indígenas do Equador teme ser exterminada agora que as infecções de coronavírus estão aumentando em seu território, o que levou dezenas de seus membros a fugirem para a floresta tropical amazônica para se proteger da pandemia, que já matou quase 1.600 pessoas no país.

A nação siekopai, que se situa na fronteira entre Equador e Peru e tem cerca de 744 membros, tem 15 casos confirmados do vírus, e dois líderes anciãos morreram nas últimas duas semanas depois de mostrarem sintomas da Covid-19, disse o grupo.
Um grande número de siekopais apresentou sintomas ligados ao surto, mas quando procuraram ajuda de um centro de saúde do governo na cidade vizinha de Tarapoa, médicos lhes disseram só estarem com uma “gripe forte”, disse o presidente da comunidade, Justino Piaguaje.

Quando o primeiro dos anciãos faleceu, em meados de abril, líderes siekopais exortaram o governo do Equador a isolar a comunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.