Covid-19

EUA afirmam que Covid-19 não foi feito pelo homem

Comunicado do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional contradiz teorias conspiratórias anteriores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Posicionamento da agência também reforça comentários da OMS
Posicionamento da agência também reforça comentários da OMS (coronavírus)

WASHINGTON - A principal agência de espionagem dos Estados Unidos disse pela primeira vez, nesta quinta-feira, 30, que a comunidade de inteligência norte-americana acredita que o vírus da Covid-19, surgido na China, não foi feito pelo homem, nem geneticamente modificado.

O comunicado do Escritório do Diretor de Inteligência Nacional (Odni) contradiz teorias conspiratórias veiculadas por ativistas anti-China e alguns apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, que insinuam que o novo coronavírus foi desenvolvido por cientistas chineses em um laboratório de armas biológicas, do qual acabou escapando.

O posicionamento da agência também reforça comentários da Organização Mundial da Saúde (OMS), que no dia 21 de abril disse que todos os indícios disponíveis sugerem que o coronavírus surgiu em animais na China no final do ano passado e que não foi manipulado ou feito em um laboratório.

“A Comunidade de Inteligência (IC) também concorda com o consenso científico abrangente de que o vírus da Covid-19 não foi feito pelo homem ou geneticamente modificado”, disse o Odni em comunicado.

“A IC continuará a examinar rigorosamente a informação e as informações que surgirem para determinar se o surto começou através do contato com animais infectados ou se foi o resultado de um acidente em um laboratório de Wuhan”, acrescentou. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.