Pandemia

Trump pede pacote de socorro à indústria petrolífera dos EUA

Presidente dos Estados Unidos disse que pediu ao seu gabinete que crie um plano para injetar dinheiro na combalida indústria petrolífera do país

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Donald Trump durante briefing de atualização do coronavírus
Donald Trump durante briefing de atualização do coronavírus (trump não infectado)

WASHINGTON O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que pediu ao seu gabinete que crie um plano para injetar dinheiro na combalida indústria petrolífera do país para ajudá-la a sobreviver ao colapso histórico no preço do petróleo.

“Jamais decepcionaremos a grande indústria de petróleo e gás dos EUA. Instruí o secretário de Energia e o secretário do Tesouro a formularem um plano que disponibilizará fundos para que estas empresas e empregos muito importantes fiquem protegidos em um futuro distante!”, tuitou Trump.
Do Texas ao Wyoming, companhias de petróleo e gás norte-americanas vêm lutando para evitar a falência em meio às ordens de confinamento domiciliar e interdições dos negócios em todo o mundo em reação ao surto de coronavírus.

Os futuros de petróleo cru dos EUA desmoronaram a ponto de serem negociados em cifras negativas na segunda-feira – negociadores desesperados pagaram para se livrar de barris devido à falta de espaço de armazenamento.

Empréstimos

Na semana passada, o secretário de Energia, Dan Brouillette, disse que está trabalhando com o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, para quase dobrar o limite de empréstimos disponíveis para empresas de energia de médio porte do país por meio do pacote de estímulo recém-aprovado de 200-250 milhões de dólares conhecido como Lei Cares.

Ele acrescentou que ele e Mnuchin também pretendem trabalhar com bancos reguladores na esperança de assegurar o acesso contínuo ao crédito para a indústria de petróleo e gás, que se estima dever mais de 200 bilhões de dólares a credores por meio de empréstimos lastreados em reservas de petróleo e gás.

Lucros em queda

Com o lucro despencando e os ativos perdendo valor, algumas companhias estão dizendo que podem não conseguir pagar.

A Whiting Petroleum foi a primeira grande produtora a pedir uma reformulação de sua dívida em 1º de abril. Outras, como Chesapeake, Denbury Resources e Callon Petroleum contrataram especialistas em dívidas.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), mais a Rússia, anunciou recentemente cortes de produção de quase 10% do suprimento global. A demanda caiu até 30%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.