Trajetória

Universidade Ceuma: 30 anos de ensino, inovação e expansão

Primeira instituição de ensino superior particular do Maranhão completa três décadas de fundação com a expressiva marca de 75 mil alunos graduados; grupo educacional atua em outras quatro unidades da federação e é modelo regional

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Solenidade de formatura no Campus Renascença: reforço para o mercado de trabalho
Solenidade de formatura no Campus Renascença: reforço para o mercado de trabalho (ceuma 30)

“Acreditar é enxergar antes de todo mundo. E isso é o que fazemos desde o começo”. Com essa frase inspiradora, a Universidade Ceuma resume com precisão a sua trajetória de sucesso como centro de formação de profissionais de nível superior, que no último dia 9 completou 30 anos. Da autorização concedida pelo Governo Federal, em 1990, para ministrar cursos de graduação, até os dias atuais, a instituição avançou com determinação e de forma ininterrupta rumo ao status de melhor universidade do Maranhão, reconhecido pelo próprio Ministério da Educação, em 2015, tornando-se referência em ensino acadêmico nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Em três décadas de fundação, a Universidade Ceuma já formou mais de 75 mil profissionais de nível superior, em diversas áreas de atuação, um reforço e tanto para o mercado de trabalho maranhense, um dos mais carentes de mão de obra qualificada do país. Não é exagero dizer que ao graduar tantos alunos a instituição prestou um serviço de extrema relevância ao estado, que se valeu da capacitação em massa de recursos humanos para trilhar, a passos firmes, o caminho de desenvolvimento.

“Era necessário oportunizar a um número maior de pessoas o acesso à formação profissional de qualidade, permitir que mais maranhenses tivessem a chance de mudar os indicadores sociais e, assim, garantir desenvolvimento local e nacional”, enfatiza a reitora Cristina Nitz da Cruz, em mensagem transmitida a estudantes, professores, demais servidores e a toda a sociedade para marcar os 30 anos de fundação da primeira instituição de ensino superior particular do Maranhão.

Visionários

A reitora faz questão de destacar a iniciativa do engenheiro Mauro Fecury (ex-prefeito de São Luís por dois mandatos, ex-senador e ex-deputado federal) e de sua esposa, Ana Lúcia Chaves Fecury, de lançar as bases e concretizar o ousado projeto educacional, protagonizando um feito pioneiro para os maranhenses. “Visionários, nossos mantenedores orgulham-se de ter assumido o desafio de implantar, no Maranhão, a primeira instituição de ensino superior particular”, pontuou.

A data comemorativa também é um momento oportuno para louvar os esforços dos funcionários, desde o mais graduado aos responsáveis pela manutenção física de cada prédio, para que a Universidade Ceuma se transformasse em potência no ensino superior, modelo em seu segmento em nível regional e apta a avançar ainda mais. Tal evolução é atribuída ao trabalho em equipe, ao trabalho com competência e comprometimento. “Se atingimos, ao longo desses 30 anos, patamares de qualidade, credibilidade, isso é resultante do esforço de cada um de nós”, reconhece Cristina Nitz.

Estrutura

Da fundação até hoje, a Universidade Ceuma vem construindo a mais completa estrutura do estado. Ao apresentar-se à comunidade, em seu site, a instituição define as suas instalações físicas da seguinte forma: “Nossa estrutura se expande. Vai além das centenas de salas e laboratórios com equipamentos de ponta e das instalações modernas nos seis campi em três cidades do Maranhão. Extrapola o investimento permanente em capital humano e financeiro. Também é a forma de ensinar, é o debate instigante da sala de aula, a reflexão crítica, a valorização humana, é o trabalho diário de fazer pensar, dominar conteúdos e produzir mais e mais conhecimento. É isso o que fazemos para você e seu futuro. Para você e suas conquistas”. Tantas virtudes compõem um ambiente apropriado às melhores práticas de graduação.

Por acreditar em um futuro melhor, a instituição faz investimento maciço e permanente em pesquisas. Um dos ícones dessa agenda acadêmica positiva é a Biblioteca “Presidente Sarney”, instalada no Campus Renascença, a maior do ensino universitário do Maranhão. As bibliotecas instaladas nos demais campi também não deixam a desejar e oferecem as melhores condições ao aprendizado dos alunos, com salas de estudo em grupo, cabines de estudo individual, salão nobre e salão principal, salas de internet e terminais de consulta.

Os investimentos em tecnologia de ponta e na contratação de profissionais de alto nível também comprovam o alinhamento da Universidade Ceuma com a modernidade e a preocupação em adotar sempre um método de ensino atualizado, com uso de ferramentas inovadoras e práticas docentes conduzidas por professores que estejam em sintonia com a realidade atual da educação. “Contamos com brilhantes e experientes professores que, junto com nossa equipe, já formaram mais de 75 mil profissionais”, ressaltou a reitora.

Instituição se reinventa durante a pandemia de Covid-19

Neste momento em que o mundo é assolado pela pandemia de Covid-19, que mudou drasticamente a rotina das pessoas e das organizações, a Universidade Ceuma se reinventa e mantém o foco na formação dos seus alunos, lançando mão de plataformas tecnológicas para transmitir conhecimento.

Por causa da suspensão das aulas presenciais, por decreto estadual, e em atendimento a recomendação do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), além de portaria autorizativa do MEC, a Universidade Ceuma recorreu, ainda com mais ênfase, à tecnologia para possibilitar o cumprimento integral da carga horária de aulas prevista em lei.

Sem medir esforços para ofertar aos seus alunos as melhores condições de estudo possíveis durante período tão delicado, a instituição intensificou o uso da plataforma TEAMS para aulas à distância e colocou-se à disposição da comunidade acadêmica para estabelecer a melhor comunicação possível durante o período de suspensão das atividades presenciais. Outra providência tomada foi viabilizar meios para que as aulas que não puderem ser ministradas em ambiente virtual possam ser repostas conforme a necessidade de cada curso.

O intuito é um único só: minimizar quaisquer prejuízos que possam atingir os alunos, em virtude da situação ora imposta.

Grupo Ceuma

Seis instituições de ensino superior sediadas em quatro capitais e mais duas cidades de três regiões brasileiras integram a rede:

- A primeira universidade particular do Maranhão, CEUMA, criada em 1990, em São Luís, marca o surgimento do Grupo CEUMA e seu projeto de expansão.

- Oito anos depois, nasce o Centro Universitário UNIEURO, em Brasília, e o imediato funcionamento de cinco cursos superiores na capital federal.

- Em 2007, a Faculdade Metropolitana da Amazônia, a FAMAZ, em Belém, lança o novo ciclo de empreendimentos do Grupo CEUMA. A unidade nasce com quatro cursos superiores e, em 2009, inaugura sede própria. Em menos de uma década, alcança a marca de 21 cursos, só na Pós-Graduação.

- Alguns anos depois, nasce o CEUPI, Centro Universitário do Piauí, reforçando a estratégia da proficiência na educação0 superior na região Nordeste. Em 2016, a marca CEUPI é oficialmente incorporada à rede do Grupo CEUMA.

- Em 2018, surgem mais duas instituições de ensino - o CESUP e o CESUT - , ambas na cidade de Palmas, capital do Tocantins, reforçando a política do Grupo de ampliar a educação superior na região Norte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.