Estado Maior

Decisão acertada

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Foi acertada, além de muito prudente, a decisão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), por um ato que vise a restringir a saída de pessoas da Ilha de São Luís durante o feriado da Semana Santa.

A saída de pessoas da capital e do entorno para municípios do interior do estado nesse período é uma tradição, isso é inegável. Mas, no atual momento de lutra contra a expansão do novo coronavírus (Covid-19), é recomendável que siga-se atendendo às recomendações por isolamento social, e diminuição de deslocamentos.

Ainda mais quando se sabe que a esmagadora maioria dos casos de infecções pelo vírus está na capital. Nesse caso, é ainda mais imperativo que especificamente os residentes na Grande Ilha evitem adentrar o estado, para conter, pelo menos o máximo de tempo possível, sua circulação em um espaço menor.

Em pronunciamento gravado no Palácio dos Leões, Dino fez um apelo: pediu que os maranhenses evitem viagens no feriado da Semana Santa. Segundo ele, um ofício com recomendação sobre o assunto foi encaminhado à Famem.

- Os prefeitos podem e devem adotar medidas protetivas das suas respectivas cidades -, disse.

Mas ele garantiu que não ficará apenas no pedido, informando que a edição de um ato restringindo a saída de pessoas de São Luís.

- Se muitas pessoas aproveitarem o feriadão e viajarem para outras partes do nosso território, nós teremos o espalhamento desses casos em muitas partes simultaneamente -, destacou, no que está absolutamente correto.

Se os casos estão concentrados em São Luís, que, bem ou mal, ainda tem alguma capacidade de leitos de UTI para atender casos graves, o mais prudente é mesmo restringir ao máximo a possibilidade de a doença avançar Maranhão adentro.

Ou, então, corre-se o risco de levar o vírus, com velocidade incomum, a cidades que sequer dispõem de hospitais com alguma estrutura para atenção básica, quem dirá UTIs.

Em conjunto

A propósito das medidas de restrição à locomoção de pessoas, especialmente no feriadão da Semana Santa, o Governo do Maranhão deve receber apoio importante.

Articulam-se para emitir uma nota conjunta de endosso aos atos governamentais o Judiciário, o Legislativo e o Ministério Público.

A ideia é mostrar que as medidas do Executivo têm amparo de todas as instâncias de poder do Estado.

Redução

O deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos) anuncia em vídeo que, junto com outros colegas, propôs projeto para reduzir salários de parlamentares em 50% nesse período de luta contra a Covid-19.

- Para que essa verba possa ser destinada para beneficiar aqueles que, de algum modo, perderam seu salário, perderam seus empregos, ou tiveram perdas nos seus rendimentos -, declarou.

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, no entanto, emitiu certidão ontem informando que ainda não havia sido protocolado qualquer projeto com esse teor na Casa.

Agradecimento

O senador maranhense Weverton Rocha (PDT) agradeceu ao ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni por, segundo o pedetista, o gestor federal garantir que os bancos não bloquearão nenhum valor relativo ao auxílio emergencial da União.

Segundo Weverton, o assunto fora tratado entre eles no sábado (4).

O pedetista confirmou que o auxílio inicialmente previsto de R$ 600,00 chegará integralmente nas contas dos beneficiados.

Preocupação

A cada aparição pública, aumenta o tom de preocupação do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), com a situação pandêmica do coronavírus no estado.

Em pronunciamento na manhã de ontem (7), o gestor comunista nitidamente estava tenso, ao anunciar mais mortes em virtude da doença.

Dino conclamou as pessoas para permanecerem em seus domicílios e não viajarem durante o feriado da Semana Santa.

Congratulações

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) encaminhou a profissionais da comunicação sua mensagem de parabenização ao dia do jornalista, registrado ontem (7).

Para o parlamentar, são os profissionais responsáveis "por se superarem na busca incessante de informações".

Hildo disse que tem respeito e admiração pela categoria, segundo ele, composta por "pessoas inquietas".

De olho

1,5 milhão de EPIs já foram encaminhados pelo Ministério das Saúde ao Governo do Maranhão como reforço no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Caso a caso

O Governo do Maranhão deve começar a analisar, caso a caso, que medidas tomar para equilibrar o combate ao novo coronavírus e o estímulo à retomada da atividade econômica.

- Em locais que haja condições, medidas mais brandas serão tomadas, assim como em locais com maior proliferação, as ações terão mais rigidez -, diz mensagem do governador Flávio Dino.

A postura está em linha com o que vai ser adotado nas próximas semanas pelo governo federal.

E mais

- O novo coronavírus (Covid-19) segue infectando mais mulheres que homens no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

- Publicação da revista IstoÉ informa que, mesmo à distância, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney continuam discutindo a política nacional, por telefone.

- As últimas movimentações partidárias em São Luís “varreram” o PSDB da Câmara Municipal. Atualmente, a sigla não conta com mais nenhum vereador de mandato.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.