Prevenção

Parque dos Lençóis Maranhenses segue fechado por tempo indeterminado

Decisão foi tomada pelo ICMBio devido à portaria que foi publicada em fevereiro; local faz parte das unidades de conservação federal, deveria ser reaberto para visitação pública dia 24

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Acesso ao Parque dos Lençóis Maranhenses pode ser feito pelas cidades de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz
Acesso ao Parque dos Lençóis Maranhenses pode ser feito pelas cidades de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz (lençois h)

No último dia de 17 de março o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) enviou um decreto informando a suspensão das atividades de todas as Unidades de Conservação (UCs) Federais abertas ao turismo durante sete dias.

O acesso ao Parque dos Lençóis Maranhenses pode ser feito nas cidades de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz, municípios conhecidos como turísticos e com um grande fluxo de pessoas. O local, que faz parte das unidades de conservação federal, deveria ser reaberto para visitação pública dia 24, porém, permanece fechado.

Em nota publicada no site oficial do Instituto, eles informam que os parques vão permanecer fechados por tempo indeterminado. A portaria entrou em vigor no mesmo dia em que sua data de publicação, domingo (22), e informa que essa decisão foi tomada devido a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

O intuito do fechamento temporário das unidades de conservação é para evitar aglomerações e contágio entre pessoas do Covid-19, uma das principais orientações da Organização Mundial da Saúde.

Turismo
O Parque dos Lençóis Maranhenses é um dos maiores pontos turísticos do estado, e a suspensão de suas atividades está afetando a renda do setor de turismo, não só das cidades próximas a ele, mas da capital.

Marcele Claude, comercial e marketing de uma pousada em São Luís, informou que o número de hóspedes teve redução em relação ao mesmo período no ano passado. Em março de 2019 a ocupação era de 32%, neste ano é de 30%. De acordo com ela, o número de hóspedes reduziu com o receio de viajar durante a situação de pandemia, e pelo fechamento dos principais pontos turísticos da cidade.

Artur Pinheiro passa por situação semelhante. Além de ser proprietário de Hostel, ele possuí uma agência de viagens voltada, principalmente, para o Parque dos Lençóis e para o passeio do Rio Preguiça, na cidade de Barreirinhas. Ele comentou que houve diversos cancelamentos nos pacotes de viagens e há menos pessoas procurando vagas em seu Hostel.

“Meus quartos apenas estão ocupados, pois aqui há muitos estrangeiros que já estavam no local antes da pandemia começar e se sentem mais seguros continuando aqui, mas eu estou sentindo o efeito mais na minha agência de viagens, ocorreram diversos cancelamentos e não está tendo procura já que o Parque dos Lençóis fechou e depois cancelaram os passeios do rio Preguiça”, desabafou.

O Sindehotéis-MA (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro e Meios de Hospedagem, Gastronomia, empresas de refeição coletiva, empresas de turismo e casas de diversões), informou que será avaliado caso por caso dos setores do turismo para propor uma solução.

Visita Virtual
Para que os turistas não deixem de visitar as unidades de conservação, o Instituto Chico Mendes disponibilizou em seu site visitas onlines. A iniciativa foi feita em parceria com o Google StreetView que possibilitou a visitação online através de diversas fotos 360° em alta qualidade. Estão disponíveis 27 Ucs federais para a visitação, incluindo o Parque dos Lençóis Maranhenses.

Lençóis Maranhenses
O Parque foi criado em 1981 e é um dos pontos turísticos mai conhecidos do estado. Possui uma área de 156,5 mil hectares que agregam as áreas das cidades de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz, lugares conhecidos como portas de entradas para o Parque.

O local faz parte da conhecida “Rota das emoções”, que incluem Delta do Parnaíba e Jericoarcoara. Todos os anos o lugar recebe milhares de pessoas, tanto brasileiras quanto estrangeiras, principalmente nos meses de julho a dezembro, época em que as lagoas estão cheias e não há chuvas no litoral maranhense.

Preocupação
Após a publicação da primeira portaria, do dia 17 de março, moradores de Santo Amaro expressaram, através de redes sociais, preocupações em relação a suas rendas após o fechamento do parque. O Instagram “Santo Amaro Onlinne” se pronunciou através de postagem. “A maior fonte de renda do nosso município vai ser fechada por 15 dias, mas ainda aguardando informações do poder municipal para saber se vai poder ser feito os passeios”, declararam. A postagem foi feita antes prolongamento da suspensão das atividades no parque.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.