Protocolos Sanitários

Setur expande ações de sensibilização para o polo Lençóis Maranhenses

A superintendência de Turismo Lençóis e Delta, em apoio a Equipe de Promoção e Qualificação Profissional da Setur, estiveram na quarta-feira (26) na cidade de Barreirinhas, em reunião com o trade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Polo Lençóis terá ação de sensibilização
Polo Lençóis terá ação de sensibilização (Lençóis Maranhenses)

São Luís - Após a reabertura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no dia 1 de julho, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vêm intensificando e expandindo a sensibilização da importância das medidas de prevenção e dos protocolos sanitários no turismo do estado. Nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27) a equipe da Setur esteve nos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro passando orientações sobre os protocolos de c relacionados aos meios de hospedagens, guias, agências, bares e restaurantes, atrativos turísticos e meios de transportes.

A superintendência de Turismo Lençóis e Delta, em apoio a Equipe de Promoção e Qualificação Profissional da Setur, estiveram na quarta-feira (26) na cidade de Barreirinhas, em reunião com o trade que contou com a presença do secretário de Turismo, Catulé Jr e as principais lideranças do trade turístico onde foram esclarecidas as dúvidas e distribuído material adesivo com QR code contendo informações dos protocolos disponível no site da Setur e vídeo com as principais recomendações para cada setor.

Para o secretário de Turismo do Governo do Estado, Catulé Júnior, é de suma importância as ações de sensibilização junto ao trade no Estado. “Temos feito um intenso trabalho demonstrando a importância de cada empresário, colaborador e cidadão seguir atentamente as regras dos protocolos de biossegurança e sanitários para que o Maranhão continue sendo um destino turístico seguro”, afirma Catulé Júnior.

Para o secretário de Turismo do Governo do Estado, Catulé Júnior, é de suma importância as ações de sensibilização no trade no estado. “Temos feito um intenso trabalho demonstrando a importância de cada empresário, colaborador e cidadão seguir atentamente as regras dos protocolos de biossegurança e sanitários para que o Maranhão continue sendo um destino turístico seguro”, afirma Catulé Júnior.

O secretário de Turismo de Santo Amaro, Jorge Silva, esteve com a equipe da Setur-MA, e afirmou que o município já está seguindo orientações elogiou as ações da Setur neste momento que as atividades estão se intensificando. “A gente tem tido sucesso nesse trabalho, o reforço da Setur vem em ótima hora, pois estamos buscando orientar para que no próximo feriado de setembro, que já estamos com quase 70% de ocupação, haja um controle de entrada desses veículos, inclusive em relação a entrada de ônibus, micro-ônibus e vans, nas barreiras sanitárias no povoado Rio Grande, buscando sempre que nosso município esteja livre do novo coronavírus e apto para receber nossos visitantes”, afirma Jorge Silva.

A cidade de Santo Amaro adotou algumas medidas de prevenção do Covid-19 em relação aos horários de funcionamentos de cada estabelecimento, no processo de renovação dos alvarás, os empreendedores preencheram um formulário com o termo de responsabilidade sanitária junto a vigilância sanitária do município.

Mudanças
A prefeitura de Santo Amaro, o ICMbio e os prestadores de serviços dos meios de transportes que trabalham com visitantes na região, entraram em acordo, onde ficou permitido a prática da lotação com 7 pessoas por veículo, mais um guia e um motorista.

Antes da pandemia o município disponibilizavam 4 roteiros entre Santo Amaro, Parque Municipal e 3 com Parque Nacional, e atualmente afim de seguir os protocolos sanitários, evitando a aglomeração, o município buscou acrescentar mais roteiro e horários alterados, onde foram ampliado para 9 roteiros.

A presidente das agências de turismo de Santo Amaro, Rosimeire Santos de Meneses, também esteve junto a equipe da Setur, e afirmou que é importância o repasse das informações para os agentes de turismo da região, e assegurou que a população precisa fazer sua parte e apesar da liberação das atividades turísticas, os cuidados precisam ser redobrados. “Se todos seguirmos os protocolos, orientando os clientes, atendemos somente 7 pessoas por veículo e respeitando o decretos municipal e estadual, temos certeza que logo estaremos livre da Covid-19”, afirma Rosimeire Santos.

SAIBA MAIS

Desde o começo de agosto, equipes da Setur já desenvolveram ações de sensibilização nas cidades de São Luís, Alcântara, Raposa, Barreirinhas e Santo Amaro. Mas informações podem ser acessadas em www.turismo.ma.gov.br/protocolos/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.