Diamond Princess

RNA de Covid-19 sobreviveu em navio por 17 dias

Descoberta foi divulgada em estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Washington - O RNA do coronavírus sobreviveu por 17 dias em superfícies de cabines de pessoas infectadas no navio Diamond Princess, que ficou em quarentena em um porto no Japão desde 4 de fevereiro, quando um passageiro foi diagnosticado com Covid-19. A descoberta do estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, publicado na segunda, 23, mostra que o coronavírus é capaz de sobreviver em superfícies por muito mais tempo do que a estimativa de pesquisas anteriores, que indicavam sobrevivência de cerca de três dias.

O RNA, material genético do vírus que causa o Covid-19, “foi identificado em uma variedade de superfícies em cabines de passageiros infectados sintomáticos e assintomáticos até 17 dias depois que as cabines foram desocupadas no Diamond Princess, mas antes dos procedimentos de desinfecção”, escreveram os pesquisadores, acrescentando que a descoberta não significa necessariamente que as pessoas se infectaram através do contato com superfícies contaminadas e que devem ser realizados estudos mais aprofundados sobre o assunto para determinar a cadeia de transmissão.

O navio Diamond Princess era o local com maior grupo de casos confirmados de Covid-19 fora da China no começo de fevereiro. Na embarcação com 3.711 passageiros e tripulantes, houve 712 (19.2%) casos da doença, dos quais nove (1.3%) em morte.

“O Covid-19 em cruzeiros representa um risco de rápida transmissão da doença em uma população vulnerável, e são necessários esforços agressivos para conter a disseminação”, disseram os pesquisadores do CDC, reiterando a orientação de evitar viagens de navio durante a pandemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.