Coronavírus

Índia impõe isolamento social de 21 dias a 1,3 bilhão de pessoas no país

Com essa medida, cerca de um quinto da população do mundo está em isolamento; até o final da tarde de ontem, o país havia contabilizado 519 casos de contaminação e 10 mortes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Quem não respeitar isolamento é obrigado a fazer agachamentos
Quem não respeitar isolamento é obrigado a fazer agachamentos (india)

Nova Delhi - A Índia vai começar o maior isolamento de população do mundo, anunciou o primeiro-ministro Narendra Modi em uma transmissão pela TV. Ele pediu para que a população de 1,3 bilhão de pessoas fique em casa ou arrisque se infectar pelo Sars-Cov-2, o novo coronavírus. Até o final da tarde de ontem, o país havia contabilizado 519 casos de contaminação e 10 mortes.

Narendra Modi prometeu direcionar US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,16 bilhões) para o sistema de saúde do país. “Para salvar a Índia e todos os indianos, vai haver uma proibição total de saídas de suas casas”, ele afirmou. Se o país fracassar no controle do coronavírus nos próximos 21dias, poderá ficar 21 anos atrasado, ele complementou.

Com essa medida, cerca de um quinto da população do mundo está em isolamento. As autoridades insistiram que não há evidência de transmissões domésticas, mas conduziram poucos testes para checar a presença da doença na população. A Índia aumentou paulatinamente as ordens para que as pessoas fiquem em casa, e proibiu voos internacionais e domésticos, além de ter suspendido os serviços de transporte ferroviário para passageiros.

Os trabalhadores de hospitais, polícia e imprensa estão isentos das regras de isolamento, e mercados de comida e farmácia permanecerão abertos. Modi classificou a nova regra de “fechamento total” e não disse quais serviços são exceções, mas disse que todos os passos foram dados pelo Estado para garantir a oferta de itens essenciais”.

O governo manterá os serviços de água, eletricidade, saúde pública, bombeiros, mercados e serviços municipais funcionando durante o confinamento. Mas o governo de Modi tem outro desafio a enfrentar, mesmo que todos os indianos com residência se mantiverem reclusos.

O país tem mais de 1,7 milhão de moradores de rua, de acordo com o censo de 2011. Segundo a organização não-governamental Rede pelos Direitos à Moradia e à Terra, esse número atualizado alcança cerca de 3 milhões de pessoas em áreas urbanas. O censo também aponta que, em 2011, 13,7 milhões de indianos viviam em condições precárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.