Queda

Bolsas da Europa despencam 6% na abertura dos pregões

Países do G7 se reuniram ontem para uma videoconferência em debate de uma reação do Covid-19;

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

TÓQUIO - Os principais mercados de ações europeus caíram mais 6% nas aberturas de pregões desta segunda-feira, 16, e os futuros de Wall Street atingiram seu limite de baixa no primeiro quarto de hora de negociação das bolsas asiáticas, já que os investidores buscaram portos seguros.

Em uma reunião de emergência, o Banco do Japão afrouxou nesta segunda-feira ainda mais sua política monetária ao elevar a compra de fundos negociados em moeda estrangeira e outros ativos arriscados.

Líderes dos países do G7 farão uma videoconferência às 11h (horário de Brasília) desta segunda-feira para debater uma reação conjunta ao surto de coronavírus, disseram autoridades.

Impacto

Formuladores de políticas do Banco Central do Japão anunciaram medidas para conter o impacto da pandemia de coronavírus na economia.

O Banco do Japão realizou reunião extraordinária nesta segunda-feira, 16, dois dias antes do previsto. O banco central vai aumentar suas compras de fundos comercializados na bolsa para 12 trilhões de ienes, ou cerca de 112 bilhões de dólares, ao ano. E vai dobrar a aquisição de fundos de investimentos imobiliários para 180 bilhões de ienes, ou cerca de 1,7 bilhões de dólares, por ano.

O Banco do Japão também vai aumentar as compras de ativos comerciais e títulos corporativos em 1 trilhão de ienes, cada, para aumentar o fluxo de caixa das empresas.

Formuladores de políticas também vão apresentar um novo esquema para empréstimos. O Banco do Japão vai oferecer empréstimos sem juros para instituições financeiras comerciais. A expectativa é de que essas medidas as ajudem a emprestar mais para empresas cujas vendas estão diminuindo.

O Banco do Japão reconheceu que a atividade econômica no país está fraca, principalmente devido ao impacto do surto. A pandemia sacudiu os mercados financeiros e tornou incertas as previsões sobre a economia global.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.