Eleições 2020

Pré-candidatos em SL consolidam apoio para as eleições de 2020

Eduardo Braide fechou aliança com o PSC que agora soma com PSD e o PMN; Adriano Sarney conversa com o PSL e o PTB discute apoio a Neto Evangelista

Ronaldo Rocha/Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Eduardo Braide tem apoio do PSC, PMN e PSD, Adriano Sarney quer o PSL e Neto Evangelista negocia com o PTB
Eduardo Braide tem apoio do PSC, PMN e PSD, Adriano Sarney quer o PSL e Neto Evangelista negocia com o PTB (Pré-candidatos)

Pré-candidatos a prefeito de São Luís e partidos políticos intensificaram, nesta semana, articulações para a disputa da eleição municipal do mês de outubro. Eduardo Braide (Podemos) fechou aliança com o PSC, liderado pelo deputado federal Aluisio Mendes. Adriano Sarney (PV) iniciou conversas com o PSL e Neto Evangelista (DEM) começou a discutir projeto com o deputado federal Pedro Lucas Fernandes, do PTB.

Ao fechar com o PSC, Eduardo Braide garantiu uma espécie de “tripé partidário” para a disputa eleitoral. Isso poque ele já havia formalizado aliança com o PSD, do deputado federal Edilázio Júnior e o PMN, sigla pela qual ele se elegeu em 2018.

“Recebi hoje, com muita alegria, o apoio do PSC à nossa pré-candidatura a prefeito de São Luís. Agradeço a confiança do presidente estadual, deputado Aluísio Mendes, do presidente municipal, vereador Dr. Gutemberg, e dos pré-candidatos do partido. O nosso time se fortalece a cada dia. Bem-vindo, PSC. Vamos em frente”, disse Braide.

Aluisio Mendes também comentou a aliança: “O nosso partido vai caminhar com ele, por acreditar em suas ideias e confiar em seus projetos. A nossa cidade precisa de alguém com essa força de trabalho”, completou.

Articulação

Adriano Sarney, por sua vez, iniciou conversas com o PSL para a disputa eleitoral. O partido é presidido pelo vereador Francisco Carvalho.

Caso seja consolidada a aliança, lideranças do PV acreditam que o apoio seja o suficiente para tornar a pré-candidatura uma espécie de terceira via na capital. Isso, porque há polarização provocada pelo Palácio dos Leões na disputa.

Já o pré-candidato Neto Evangelista, que conta com a articulação do PDT, do senador Weverton Rocha, começou a conversar com o PTB. Evangelista se reuniu com Pedro Lucas Fernandes – que já abriu mão de uma candidatura própria -, e tratou de aliança para o pleito de outubro.

Perguntado por O Estado se já havia fechado acordo com Neto Evangelista, Pedro Lucas admitiu negociações. “Estamos conversando”, resumiu.

O secretário de Estado das Cidades, Rubens Pereira Júnior (PCdoB), pré-candidato apoiado pelo Palácio dos Leões, por sua vez, assegurou apoio do PP, do deputado federal André Fufuca, para o pleito.

“Eu tenho que ser imparcial e fazer justiça. Vários pré-candidatos nos procuraram, alguns para serem candidatos pelo Progressistas, outros solicitando o nosso apoio. Nós optamos por Rubens porque não temos dúvidas de que ele é o melhor para São Luís”, afirmou Fufuca.

PT abre 3 frentes possíveis para eleição da capital

As diferentes correntes do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Luís, cogitam pelo menos três possibilidades de composição para a sucessão do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) na capital.

Uma das opções já levantadas é a de candidatura própria. Os deputados Zé Inácio [estadual] e Zé Carlos [federal], o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Lawrence Melo e Honorato Fernandes são os nomes cogitados para a eleição de outubro.

Outras duas possibilidades já consolidadas por correntes da sigla, é a de composição com o PCdoB, em apoio ao pré-candidato Rubens Júnior – uma orientação do Palácio dos Leões e de aliança com o PSOL, em favor do pré-candidato Franklin Douglas.

Outra ala da legenda defende apoio ao deputado federal Bira do Pindaré, pré-candidato pelo PSB.

Na próxima quinta-feira o partido vai realizar um encontro com a militância para começar a discutir o posicionamento da sigla na eleição. O encontro foi convocado pela direção municipal da sigla. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.