Sujões

Após noite de folia, circuitos de Carnaval ficam repletos de lixo

No Circuito da Beira-Mar, um amontado de lixo foi verificado na manhã desta segunda-feira, 24, ao lado das barracas; espaço recebeu milhares de foliões na noite anterior e o que sobrou após a festa foi apenas sujeira

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

[e-s001]Na Região Metropolitana de São Luís, existem muitos pontos de diversão para os foliões, nesse período carnavalesco. Além dos locais de festas, há os circuitos, que estão espalhados em lugares distintos da Grande Ilha. O entretenimento é a prioridade, mas o que se observa, também, é a falta de consciência das pessoas com relação ao ambiente. Quando amanhece, muito lixo é encontrado na pista e calçadas. O serviço dos agentes de limpeza urbana têm serviço redobrado por causa dessa situação.

O Estado verificou o caso mais grave no Circuito da Beira-Mar, na região central da cidade, nos arredores do prédio onde ficava a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). A sujeira estava em vários pontos do local. Ao lado das barracas, o lixo incomodava os vendedores. Pessoas que transitavam pelo espaço para fazer caminhadas criticaram a atitude de quem jogou os resíduos na rua, sem a preocupação de que o ambiente estava sendo poluído.

Má conduta
Para Maria Madalena Silva, de 26 anos, que estava fazendo caminhada na Avenida Beira-Mar, a ação mostra que a diversão deixa as pessoas “cegas” com relação ao espaço onde sobrevivem. “É um verdadeiro lixão a céu aberto, por assim dizer. Além do mau cheiro, outro perigo é a decomposição desses materiais. Eu fico envergonhada porque sou ser humano, muito mais do que ser maranhense”, declarou a jovem.

O vendedor ambulante Roberto Josué confirmou que as próprias pessoas que brincam no circuito lançam o lixo na pista. De acordo com ele, na euforia, os foliões às vezes nem percebem que estão fazendo isso. “Eu fico só olhando. Tem gente que, pelo que percebo, joga no chão de mal. Já outras, eu vejo que jogam sem notar”, comentou ele, que mora na região do Centro Histórico.

[e-s001]Limpeza
Devido à situação, os agentes de limpeza tiveram muito trabalho, nessa segunda-feira, 24, para retirar a sujeira. Os profissionais chegaram no início da manhã, para varrer os resíduos, como Rutinaldo Barbosa, que também é pedreiro. Ele frisou que as pessoas precisam ter consciência dos problemas que afligem o mundo, incluindo a preservação do meio ambiente, que já é afetado por problemas como desmatamento e queimadas.
“Não é uma questão de se divertir e fazer o que quiser. Se funcionar assim, não há avanços. O mundo precisa de pessoas que pensam mais no mundo do que nelas mesmas”, desabafou o agente de limpeza urbana.

SAIBA MAIS

Poluição urbana

O lixo é um dos principais problemas nos grandes centros urbanos, principalmente nos países de primeiro mundo. Um exemplo são os EUA, que produzem cerca de 10 bilhões de toneladas de lixo sólido ao ano. Um dos principais agentes poluidores são as embalagens descartáveis. Uma maneira de diminuir a quantidade de resíduos é aplicando medidas para amenizar e reduzir,o consumo, reutilizando e reciclando produtos.

Tempo de decomposição

- Garrafa de vidro: 400 anos ou mais
- Garrafa de plástico: mais de 100 anos
- lata de refrigerante: 10 anos
- Chiclete mascado: 5 anos
- Papel: 3 meses
- Frutas: 6 a 12 meses

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.