Editorial

Todo cuidado é pouco no Carnaval

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

O Carnaval é, sem dúvida, uma das festas mais populares do Brasil. No reinado de Momo não existem súditos. Todos são reis ou rainhas e até princesas, numa folia que reúne bailes de máscaras, bailes de fantasias, desfiles de blocos organizados e de escolas de samba, trios elétricos e até brincadeiras de rua.

É uma festa em que as pessoas esbanjam alegria e vitalidade para curtir muitos dias de folia, seja na cidade onde mora ou em outro lugar do país, onde tem Carnaval.

Apesar de ser um momento de pura descontração, de estar comemorando com amigos e familiares, as pessoas tem que tomar alguns cuidados para não se exceder na bebida a ponto de prejudicar a saúde, não dirigir após beber e até mesmo com sua segurança.

Tudo é festa, é verdade, durante o Carnaval. Mas é sempre bom tomar algumas medidas positivas para a saúde, tais como manter uma alimentação saudável durante os dias de festa, ainda que bebida alcoólica seja inseparável, e tirar algumas horas para dormir e repor as energias. Outra atitude benéfica à saúde do folião é se hidratar, ingerindo muita água ou suco.

E nunca é demais lembrar que no Carnaval tem que se ter atenção à prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. Então, a ordem é usar sempre camisinha (preservativo), que também protege de uma gravidez.

Para quem vai pegar a estrada para aproveitar a folia longe de sua casa, a atenção deve ser redobrada nas rodovias, pois nesse período geralmente crescem os números de acidentes nas estradas causados, em grande parte, por falta de atenção e desobediência às normas de trânsito e principalmente por quem estar ao volante, estar dirigindo sob o efeito de álcool.

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), ao longo dos últimos 10 anos, aconteceram 1.506 acidentes envolvendo motoristas sob o efeito de álcool, tendo como consequência 3.292 vítimas. Desse total, 1.445 sofreram lesões corporais, em diferentes níveis, e 92 morreram. Como se vê, bebida e direção nunca combinam.

O uso de celular na direção de um veículo é expressamente proibido, pois aumenta em cerca de 400% as chances de o motorista se envolver em acidentes de trânsito. Não por acaso a distração provocada pela utilização de celulares ao dirigir é uma das principais causas de mortes no Brasil, vitimando cerca de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente.

Também é importante para quem pretende viajar submeter o automóvel a uma revisão mecânica e ter sempre em mãos a Carteira Nacional de Habilitação válida e o licenciamento do veículo.

A questão da segurança nos locais da folia também deve ser levada em conta, tendo em vista que esse é um evento que reúne milhares de pessoas. E ainda que haja um forte esquema de segurança pelas polícias, todo cuidado é pouco por parte do folião. Desnecessário, pois, levar uma bolsa com diversos pertences para o Carnaval, principalmente dinheiro em espécie.

Evitar também colocar o dinheiro no bolso de trás de calças e bermudas, pois os criminosos estão sempre atentos a qualquer descuido. Em caso de assalto, a recomendação é não reagir. Se perde um bem material, mas a vida é bem mais importante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.