Show

Mistura musical para animar a noite desta quarta-feira

DJ belga Mukambo e o percussionista Luiz Claudio se apresenta amanhã no Batucafé

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(dj mukambo)

SÃO LUÍS- O encontro entre os dois artistas acontece na próxima quarta, dia 12, às 21h. Os dois tocam juntos pela primeira vez fazendo uma mistura dançante ao som dos grooves do DJ e os tambores do percussionista paraense que vive em São Luís há mais de 40 anos.

Durante quatro anos, Mukambo (Benjamin Tollet) foi a força por trás de uma das maiores festas da cidade de Bruxelas, Bélgica, a Groovalicious. Em 2018, lançou a KILOMBO, uma plataforma de promoção e de desenvolvimento de bandas de afrobeat e musica brasileira.

DJ Mukambo é um apaixonado por afrobeat e especialista em grooves afro- brasileiros. “Meu Mukambo é um asilo para todos que querem fugir da ditadura da música comercial, onde nos juntamos para dançar os melhores Afro-grooves!”

Além de DJ, Mukambo é jornalista, ativista e apresentador de radio especializado nas musicas do mundo desde 2005, escrevendo para vários jornais e revistas europeias com foco em música africana e da diáspora. Sua pesquisa musical também se transforma em um podcast semanal, Radio Mukambo, com grooves do mundo inteiro, sons e pulsações que se misturam para criar músicas sem fronteiras. Afrobeat, etnojazz, músicas afrobrasileiras, afrolatinas e lusoafricanas, soukouss, reggae e hip-hop com sotaque regional/étnico.

Luiz Claudio Farias é percussionista, arte-educador e pesquisador da cultura popular. Natural de Belém (PA), mora em São Luís desde o final da década de 1970. Nos últimos 35 anos vem desenvolvendo trabalho de pesquisa de campo coletando material, convivendo e aprendendo junto a grandes mestres de tambor como Mestre Bibi (Casa de Cultos Africanos Nagô), Mestre Eusébio (Casa das Minas), Mestre Felipe, Mestre Leonardo (Tambor de Crioula e Boi da Liberdade), além de Humberto do Maracanã e Dona Tété, entre outros.

Em 1987 criou o grupo Fogo de Mão que participou do PERCPAN, Panorama Percussivo Mundial (Salvador,1995), a convite de Naná Vasconcelos, e do FAN (Belo Horizonte) a convite de Djalma Correa. Nesses eventos tocou com grandes nomes da percussão brasileira e mundial. Participou, também, de diversos festivais de Jazz (TIM Jazz Festival, edições Rio de Janeiro e São Paulo) de musica étnica e eletrônica.

Tocou e gravou com Nelson Ayres, Ceumar, Suba, Ramiro Musoto, Naná Vasconcelos, Zeca Baleiro, Rita Bennedito e Monserrat, entre outros artistas nacionais e internacionais. Em 2012, gravou no estúdio Systems 2 em Nova York com o pianista brasileiro de jazz Rubens Salles, além de fazer shows e dar oficina de ritmos brasileiros para alunos da Julliard School of Music de Nova York.

Como produtor musical, dirigiu e tocou na gravação do projeto Loopcinico, criado por ele em São Paulo nos anos 1990, assim que o Live PA surgiu no Brasil. Loopcinico mistura ritmos maranhenses e paraenses com batidas eletrônicas. Foi indicado para o Prêmio da Musica Brasileira edição 2014.

Atualmente, Luiz Claudio vem trabalhando com seu selo e estúdio Zabumba Records, gravando e divulgando tradições populares e religiosas do Maranhão e Pará. O primeiro trabalho do selo foi a gravação ao vivo do disco do Boi de Zabumba de Leonardo, em parceria com o selo Na Music de Belém, lançado em maio de 2019. Nos dois últimos anos, Luiz Claudio se dedicou também ao projeto Encantarias, que passeia pela leitura fiel das tradições percussivas maranhenses com bases eletrônicas e orgânicas cujo EP contou com a participação de Zeca Baleiro e Chico Cesar. Toda a obra do músico pode ser encontrada nas plataformas digitais.

Serviço

O quê: Radio Mukambo SLZ

Onde: Batucafé (Fonte do Ribeirão)
Quando: amanhã, às 21h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.