Sábado de Aleluia

Samba e folia anima o “Baile de Aleluia” na cidade de Raposa

Relembrar os antigos bailes que ocorriam na cidade é o propósito da festa “Baile de Aleluia” que ocorre amanhã, às 20h, na Casa d’Arte, em Raposa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Grupo Espinha de Bacalhau é legítimo representante do samba de raiz
Grupo Espinha de Bacalhau é legítimo representante do samba de raiz (espinha de bacalhau)

SÃO LUÍS - O grupo Espinha de Bacalhau e o DJ Pedro Sobrinho são as atrações do projeto “No Caminho do Farol”, que ocorre na Casa d’Arte Centro de Cultura (Raposa), amanhã, a partir das 20h. O “Baile de Aleluia” tem como objetivo rememorar os tradicionais bailes carnavalescos realizados aos Sábados de Aleluia em São Luís, até meados da década de 1990.

Para tanto, vão se juntar o grupo Espinha de Bacalhau, legítimo representante do samba de raiz, e o DJ Pedro Sobrinho, com um setlist voltado para a proposta de festa e que, por isto mesmo, traz um repertório de músicas para fazer dançar.

Fundado há mais de 30 anos, o Espinha de Bacalhau traz da formação original apenas Neto Peperí (voz e cavaquinho). Atualmente, o grupo é formado também por Vilmar Oliveira (voz e pandeiro); Laurindo Teixeira (voz e marcação); João Eudes (voz e violão) e Cassiano Sobrinho (voz e batera).

O Espinha de Bacalhau se notabilizou por seu repertório repleto de muitos compositores do samba maranhense, além dos sambistas tradicionais do sudeste do país. Suas apresentações se caracterizam por misturar esse caldeirão, aonde são constantes blocos musicais contendo, por exemplo, sambas de César Teixeira, Paulinho da Viola, Josias Sobrinho, Chico Buarque, Cristóvão Alô Brasil, Zé Pivô, Cartola, Noel Rosa, Antônio Vieira, Nelson Cavaquinho, Bibi Silva, Martinho da Vila, Patativa, Josias Filho, Zeca Pagodinho, entre outros.

Com a canção “São Luís Capital do Samba”, de Neto Peperí, Vadeco e Natan, o Espinha de Bacalhau se sagrou campeão do Festival de Samba do Maranhão, no início da década de 1990.

Quem também anima a festa é o DJ Pedro Sobrinho. Com cerca de 25 anos de carreira, é bastante conhecido no cenário musical ludovicense. Sua discotecagem é versátil e passeia por diversos gêneros musicais tornando seus eventos bem festivos.

Exposição

Além da boa música, quem for à festa poderá ver a exposição fotográfica “crianças Tentehar”, do artista Taciano Brito. A mostra reúne imagens de crianças indígenas e está em cartaz no local.

Os eventos integram o projeto “No Caminho do Farol”, da Casa d’Arte com o Instituto Maranhão Sustentável, para desenvolver atividades sociopedagógicas e culturais para produção, exposição e fruição de bens culturais e históricos na região da Ilha , oferecendo à comunidade oportunidades de entretenimento e informação.

Serviço

O quê

“Baile de Aleluia” com Espinha de Bacalhau e DJ Pedro Sobrinho

Quando

Amanhã (19), a partir das 20h

Onde

Casa d´Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagi, nº 09 – Raposa

Ingressos

R$ 20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.