Final feliz

Abandonado duas vezes, cão com deficiência é ''adotado'' por família

Como o caso de abandono está em andamento na Justiça, a identidade da família escolhida ainda está sob sigilo

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Tintim ficou popular no começo de janeiro após ter sido abandonado duas vezes
Tintim ficou popular no começo de janeiro após ter sido abandonado duas vezes (TINTIN ADOTADO )

O cachorro Tintim, que ficou popular no começo de janeiro após ter sido abandonado duas vezes em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, teve sua guarda temporária cedida a uma família na semana passada.

O animal possui deficiência nas duas patas dianteiras e ficou por quase um mês sob a tutela da prefeitura da cidade. Nesse período, recebeu mais de mil solicitações de adoção, incluindo Patricia Pillar, Tatá Werneck e estrangeiros.

Para o cachorro não correr o risco de cair nas mãos de pessoas sem condições de cuidar dele, o secretário de Proteção Animal de São Leopoldo, Anderson Ribeiro, conta ao E+ que entrevistou alguns interessados para definir quem seria o novo tutor do pet.

"Fizemos o procedimento padrão. As pessoas tinham que ter tempo disponível, uma área grande em casa e não poderia ter piso abrasivo", diz ele, que está com a guarda permanente desde quando o resgatou.

Como o caso de abandono está em andamento na Justiça, a identidade da família escolhida ainda está sob sigilo. O que se sabe por enquanto é que quem está com Tintim têm outros quatro cães e afirmaram ao Fantástico neste domingo, 2, que ele será "mais um filho que vai ser bem cuidado."

Vale ressaltar que o processo de guarda temporária do pet não pode ser considerada uma adoção por enquanto, já que a ex-dona entrará com uma ação para recuperar a tutela do cachorro. Caso ela não consiga esse feito, Anderson entregará a guarda permanente para a família.

"É inadmissível a ex-tutora entrar na justiça para voltar a ficar com o animal que ela mesma abandonou. Pelo bom senso, o Tintim deve ficar onde ele está. É o melhor lugar para ele. Não tem que devolver para ninguém", afirma Anderson.

Entenda o caso

Tintim foi rejeitado duas vezes no mesmo dia devido a uma briga de casal. Um homem chegou a deixá-lo na Secretaria de Proteção Animal (Sempa) de São Leopoldo alegando ter encontrado o cachorro sozinho na rua. O órgão, então, decidiu investigar como o abandono ocorreu.

De acordo com uma publicação da prefeitura no Facebook, primeiramente, uma mulher deixou Tintim no local de trabalho do marido. O homem então levou o cão para a secretaria e omitiu que era o dono do animal.

Em imagens obtidas de uma fonte anônima por Anderson Ribeiro, a mulher que abandonou estava de carro e empurrou Tintim contra o asfalto, fazendo com que o pet, desequilibrado, bastasse com a cabeça no chão. Após isso, um laudo médico posterior constatou que o animal, de dois anos, havia sofrido uma escoriação na mandíbula e na pata traseira.

Ao Fantástico, o advogado da ex-dona, Guilherme Moschini Becker, explicou que ela queria, naquele momento, afastar o bicho do automóvel para não atropelá-lo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.