Epidemia

Trump proíbe viagens da China e ordena primeira quarentena em 50 anos

Suspeitas apontam que em Wuhan, cidade onde o vírus foi detectado, mais de 75.000 pessoas já foram infectadas em poucas semanas.

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O presidente dos EUA, Donald Trump,está preocupado com a profileração da epidemia de coronavírus
O presidente dos EUA, Donald Trump,está preocupado com a profileração da epidemia de coronavírus (Trump)

Em uma ordem emitida na sexta (31), autoridades federais norte-americanas anunciaram que, a partir das 17h deste domingo, "estrangeiros que não sejam familiares imediatos de cidadãos dos EUA e residentes permanentes que viajaram pela China nos últimos 14 dias terão a entrada negada nos Estados Unidos". O presidente Donald Trump também decretou a primeira ordem de quarentenas em 50 anos no país.

Os cidadãos norte-americanos que retornarem aos EUA de áreas da China onde podem ter sido expostos ao vírus serão colocados em quarentena.

Na sexta-feira anterior, autoridades sugeriram aos americanos que estavam na cidade de Wuhan no início da semana ficariam em quarentena por até 14 dias em uma base aérea. Essa foi a primeira ordem de quarentenas no país em meio século.

Até sábado, cerca de 250 morreram do vírus e cerca de 12.000 infecções foram confirmadas, segundo o The New York Times . Nenhuma morte foi relatada fora da China. Oito casos do vírus foram confirmados nos Estados Unidos .

As ações de Trump seguem a declaração de uma emergência de saúde global sobre o vírus e um alerta do Departamento de Estado contra viagens à China.

Em resposta ao vírus, os vôos da China estão limitados a sete aeroportos - São Francisco, Aeroporto Internacional de Los Angeles, Seattle, Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, Atlanta, Honolulu e Aeroporto O'Hare, em Chicago. Delta, United e American cancelaram voos para a China, segundo a CNBC .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.