Ressentimento

Flávio Dino zomba de declaração do ex-presidente Lula sobre PCdoB

Governador fez menção indireta aos tempos em que suas candidaturas no estado não tinham apoio do PT

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Governador parece não ter esquecido de apoio do PT ao Grupo Sarney nas eleições passadas
Governador parece não ter esquecido de apoio do PT ao Grupo Sarney nas eleições passadas (Dino)

Na semana passada, em entrevista aos jornalistas José Trajano, Talita Galli e Juca Kfouri, o ex-presidente Lula afirmou que a pretensão do PCdoB em eleger um presidente é muito difícil. Lula também colocou o PT em um patamar de superioridade aos demais partidos de esquerda. Em resposta indireta ao petista publicada na Folha, Flávio Dino ironizou a declaração e demonstrou que ainda guarda mágoas das opções do petista no passado.

“É difícil, e o Flávio Dino sabe disso. Vou dizer para você que é muito difícil imaginar eleger alguém de esquerda sem ser do PT. O PT não é qualquer coisa”, disse o ex-presidente Lula.

“Os mesmos que diziam que eu não posso concorrer à presidência pelo PC do B são aqueles que achavam que eu jamais seria governador do Maranhão pelo PC do B”, disse.

A declaração do governador remete às eleições de 2010 e 2014, quando Lula e o PT apoiaram a adversários do comunista.

Em 2010 o apoio direto de Lula a Roseana Sarney foi decisivo para uma vitória retumbante no primeiro turno das eleições. Inicialmente o Diretório Estadual do PT havia firmado apoio a Flávio Dino. Contudo, após intervenção nacional a mando do ex-presidente, a legenda indicou o vice na chapa da peemedebista.

Em 2014 o PT voltou a desprezar a chapa encabeçada por Flávio Dino e apoiou Edinho Lobão ao cargo de governador do estado. Um ano antes do pleito, o então candidato Flávio Dino afirmou que a aliança entre PT e MDB era “uma brutal incoerência um partido que se autodenomina dos trabalhadores ser o principal sustentáculo da última oligarquia do Brasil”. Apesar das lamúrias de Dino, o Partido dos Trabalhadores seguiu com Edinho.

Como forma de contrabalançar o apoio do PT a Edinho, Flávio Dino chegou a reunir-se com Aécio Neves e pedir o apoio do PSDB, arquirrival de Dilma naquelas eleições, para compor sua chapa.

As declarações de Flávio Dino remetem aos tempos em que suas pretensões políticas não tinham o apoio do PT.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.