Editorial

Cuidados no período

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Foi dada a largada para o período chuvoso e agora não tem mais jeito, é comprar sombrinha, capa de chuva e galocha, se não quiser ser surpreendido por um temporal a qualquer momento na Ilha.

Porque todo ludovicense sabe que, na capital, pode estar o maior sol e de repente armar o maior toró, em questão de minutos. Sem contar que o céu pode estar desabando na área Itaqui-Bacanga e estar um sol de rachar no São Francisco, no mesmo horário. Dá até para ver a chuva andando, de cima da ponte.

São algumas das peculiaridades da Ilha, que quem aqui mora já conhece e sabe como se precaver. Mas é preciso se precaver também para evitar que o mosquito da dengue encontre lugar propício para se reproduzir, o que é muito mais fácil nesta época do ano.

Não deixe garrafas vazias com gargalo para cima, vasos e vasilhas também devem ser viradas para evitar acumular água e recipientes com água devem ficar bem tampados. Calhas limpas, piscinas cobertas e pneus devem ficar guardados em locais secos.

Janelas e portas com tela podem impedir que o mosquito entre na sua casa, mas quando o foco está dentro dela, isso não é eficaz, então é indispensável prestar atenção em possíveis pontos de acúmulo de água dentro do imóvel também, e não apenas do lado de fora.

Cuidar do seu lixo adequadamente também pode evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Não jogue os dejetos em valas, margens de córregos ou galerias, garantindo assim que o fluxo de água não fique obstruído durante uma enxurrada, o que geraria o acumulado.

O Aedes aegypti se prolifera onde há água parada, seja limpa ou suja, e é o vetor da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya, doenças que podem levar até a morte, quando não tratadas a tempo.

Cuide bem do seu jardim, quintal, becos e frente da casa. Oriente seus vizinhos e amigos, porque o mosquito da casa ao lado também pode fazer mal a você e sua família. O importante é garantir que ele não tenha um bom lugar e fique o mais longe possível de todos.

No ano passado a cidade de São Luís foi colocada na lista de alerta pelo Ministério da Saúde, com relação à incidência de dengue. Os números haviam caído drasticamente nos anos anteriores, mas parece que isso fez relaxar um pouco as ações promovidas pelas autoridades competentes para combater a doença e, se não houver uma atividade educativa mais contundente, a capital pode voltar a figurar em números negativos.

Fique atento durante todo o período chuvoso para não pegar uma gripe, mas principalmente doenças causada pelo Aedes aegypti. Se proteja e à sua família. O período chuvoso deve se estender até julho, conforme as previsões dos meteorologistas do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Iema). São esperados pouco mais de 300 milímetros de chuvas para o mês de janeiro, média superada no mesmo período no ano passado. Deve ser um inverno rigoroso e os cuidados redobrados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.