Política | eleições 2020

2020 começa com eleição para prefeito no dia 12 em Bela Vista

TRE aprovou resolução para o novo pleito no mês de novembro de 2018
02/01/2020 às 10h44
2020 começa com eleição para prefeito no dia 12 em Bela VistaDivulgação

O município de Bela Vista do Maranhão, que possui uma população de cerca de 12 mil habitantes, terá eleição municipal suplementar no dia 12 [domingo] deste mês.

A data para o pleito foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), após a aprovação de uma resolução que tratava de data, instruções e institui calendário da nova eleição para prefeito e vice da cidade.

A eleição suplementar foi determinada em outubro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao julgar improcedente um recurso do prefeito eleito em 2016, Orias de Oliveira Mendes (PCdoB), e manter a cassação do comunista e da sua vice, Vanusa Santos (MDB) – relembre.

Orias e sua vice foram cassados por abuso de poder e conduta vedada no pleito, após denúncia de José Augusto Veloso Filho, candidato a prefeito derrotado, e da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE-MA).

Segundo a ação, Orias Mendes e Vanusa Santos utilizaram-se da máquina pública para obter vantagem ilícita para sua candidatura, contratando 35 pessoas para exercerem cargos públicos, sem seletivo ou concurso público, entre julho e agosto do ano da eleição.

Com isso, os eleitores de Bela Vista elegerão dois prefeitos em 2020: um em janeiro, para um mandato-tampão, outro em outubro, para o mandato que se iniciará em janeiro de 2021.

O Estado entrou em contato com o TRE para obter os candidatos já definidos para o pleito. Até o momento, contudo, não houve resposta.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte