O município de Bela Vista do Maranhão, que possui uma população de cerca de 12 mil habitantes, terá eleição municipal suplementar no dia 12 [domingo] deste mês.
A data para o pleito foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), após a aprovação de uma resolução que tratava de data, instruções e institui calendário da nova eleição para prefeito e vice da cidade.
A eleição suplementar foi determinada em outubro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao julgar improcedente um recurso do prefeito eleito em 2016, Orias de Oliveira Mendes (PCdoB), e manter a cassação do comunista e da sua vice, Vanusa Santos (MDB) – relembre.
Orias e sua vice foram cassados por abuso de poder e conduta vedada no pleito, após denúncia de José Augusto Veloso Filho, candidato a prefeito derrotado, e da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE-MA).
Segundo a ação, Orias Mendes e Vanusa Santos utilizaram-se da máquina pública para obter vantagem ilícita para sua candidatura, contratando 35 pessoas para exercerem cargos públicos, sem seletivo ou concurso público, entre julho e agosto do ano da eleição.
Com isso, os eleitores de Bela Vista elegerão dois prefeitos em 2020: um em janeiro, para um mandato-tampão, outro em outubro, para o mandato que se iniciará em janeiro de 2021.
O Estado entrou em contato com o TRE para obter os candidatos já definidos para o pleito. Até o momento, contudo, não houve resposta.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.