Celebração

Grupos comemoram título com encontro de bois na Praça João Lisboa

A comemoração reuniu grupos de vários sotaques. Ao final do evento, houve um cortejo pela Rua Grande até o Complexo da Deodoro

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Grupos de bumba meu bei comemoram título em desfile no centro
Grupos de bumba meu bei comemoram título em desfile no centro (Mumba meu boi)

SÃO LUÍS - Em comemoração ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, grupos de bumba meu boi se reuniram, nessa segunda-feira, 30, na Praça João Lisboa, região central de São Luís. O grande encontro aconteceu no fim da tarde. Bois de vários sotaques se apresentaram a várias pessoas, incluindo turistas, que estão na capital maranhense para as festividades de fim de ano. O evento foi encerrado com um cortejo pela Rua Grande até o Complexo da Deodoro.

Os brincantes chegaram aos poucos à praça. Grupos como Boi da Maioba, Boi de São Simão, Boi de Maracanã e Boi da Fé em Deus fizeram suas apresentações ao grande público. Vaqueiros, índias e caboclos de pena dançaram ao ritmo do bumba meu boi. O encontro de sons contagiou as pessoas. No meio da multidão, estavam Mãe Catirina e Pai Francisco, cujo drama sobreviveu ao período histórico e até hoje é lembrado nas rodas de conversa.

Quem presenciou o momento, gostou das apresentações. O argentino Guido Rodríguez, que sempre vem a São Luís na época natalina e no período junino, bateu várias fotos da comemoração dos grupos de bumba boi. Para ele, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é mais do que merecido. “Eu acompanho a tradição maranhense há vários anos. Sou um admirador. Quando volto a minha terra, mostro as imagens e vídeos aos meus vizinhos”, disse o turista, que trabalha como publicitário.

A ludovicense Ana Augusta, de 32 anos, levou a filha, Joice Maria, 5, para curtir o evento na praça. Ela declarou que o bumba meu boi já deveria ter recebido o título há muito tempo, pois é uma tradição que funciona como cartão postal para a cidade. “É tudo muito bonito. O ritmo, as corres, as danças, os elementos, tudo é fantástico. A gente tem que valorizar o que há em nossa terra. Estou ensinando minha menina sobre isso. Educação vem do berço”, ponderou a técnica em enfermagem.

Cultura valorizada

Os membros dos grupos de bumba boi prestigiaram o ato solene com muita felicidade pelo reconhecimento do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Unesco. José Inaldo Ferreira, presidente do Boi da Maioba, disse que a história da tradição junina no Maranhão contém o que há de melhor da cultura local. “É um título especial não para os brincantes, mas para o mundo. Essa conquista é internacional. Por isso, estamos no topo, embora isso já tenha acontecido em cada opinião sobre essa grande festa”, assinalou.

De igual modo, o fundador do Boi Brilho da Ilha, Cláudio Sampaio, analisou que o momento era de festa e que o encontro apenas confirmou uma conquista merecida. “Eu estou muito feliz pelo título e por esse evento aqui, nessa praça, com várias pessoas reunidas. Eu olho em volta e me emociono. A vibração é especial. O bumba meu boi faz isso com a gente”, comentou.

O título

O Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão foi reconhecido por unanimidade e com louvor pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da Unesco, reunido em Bogotá, na Colômbia, no último dia 11 de dezembro. A conquista foi comemorada por autoridades e representantes de bumba boi do estado, sobretudo por ser uma prática secular.

Em 2011, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão recebeu o reconhecimento nacional e, um ano depois, na solenidade de titulação realizada em São Luís, o Comitê Gestor da Salvaguarda do Bumba meu boi entregou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan) o documento solicitando a inscrição na Lista Representativa da Unesco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.