Sampaio 2020

Com "novo" time, João Brigatti quer dar "sua cara" ao Sampaio Corrêa

Técnico tem à disposição apenas três titulares da campanha do acesso e quer implantar sua filosofia no atual elenco tricolor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Joãio Brigatti comanda treino do Sampaio no CT José Carlos Macieira
Joãio Brigatti comanda treino do Sampaio no CT José Carlos Macieira (JOÃO BRIGATTI SAMPAIO )

SÃO LUÍS - Com quase duas semanas completas de pré-temporada, o técnico João Brigatti começa a “dar sua cara” para o atual elenco do Sampaio Corrêa. Os mais desatentos podem não entender a intenção do treinador, já que ele comandou a equipe Tricolor. No entanto, é possível dizer que o treinador tem em mãos um novo time. Isso mesmo. Da lista do atual elenco divulgada pelo clube um dia antes da reapresentação, apenas nove fizeram parte da campanha do acesso à Série B, e nem todos eram titulares da equipe de Brigatti. Ou seja, o treinador, de fato, tem uma equipe completamente diferente. E ele, sabendo disso, começa a implantar sua filosofia.

Bastante exigente, e ainda mapeando o mercado com a diretoria, João Brigatti fez um balanço destes primeiros dias de trabalho, que têm alternado entre avaliações médicas e treinos táticos no CT José Carlos Macieira. “No próximo sábado, vamos finalizar duas semanas de trabalhos que foram muito produtivos para conseguir preparar o elenco. Esta época de pré-temporada é importante para passar tranquilidade, trabalhar com o elenco e mostrar o que estamos pensando”, comentou Brigatti, em entrevista ao site oficial do clube.

Dos jogadores que a assessoria do Sampaio informou que formam o atual elenco da Bolívia Querida, apenas o goleiro Moisés, o zagueiro e capitão Paulo Sérgio, assim como os laterais Everton, Yann e João Victor, os meios-campistas Capanema, Eloir e Neto e o atacante Matheus Weissheimer faziam parte do time que conquistou o acesso para a Série B. E destes, apenas Paulo Sérgio, Everton e João Victor eram titulares.
Diante deste novo cenário, o treinador sabe que terá pela frente um verdadeiro recomeço no próximo ano. “Passei para os nossos atletas que eu gosto e quero meu time equilibrado jogando sempre em busca do gol. Temos que jogar com muita intensidade. Sei que é impossível ter intensidade e pressão durante 100% dos jogos, então, para isso, precisamos estar muito bem preparados fisicamente”, disse.

Além destes jogadores, João Brigatti ainda terá em breve o retorno do goleiro Andrey, que volta de empréstimo e o atacante Thiago Santos, último reforço anunciado pela direção. A pré-temporada boliviana prosseguirá durante toda a semana, até amanhã, 21, quando o grupo terá o recesso para o Natal.

Brigatti, em entrevista ao Globoesporte.com, lamentou as dificuldades que o Sampaio está tendo para encontrar jogadores de qualidade no mercado. “A gente está enfrentando muita dificuldade para trazer atletas principalmente por conta de o time não estar na Copa do Nordeste. É um campeonato que dá visibilidade e poder financeiro também para o clube trazer atletas até mais valorizados”, disse o treinador.

O treinador falou, também, sobre as disputas do Sampaio, principalmente no Campeonato Maranhense.
“Respeitando sempre todos os integrantes do Campeonato Maranhense, vamos em buscar do título até para o calendário de 2021 ter essa vaga na Copa do Nordeste. O Sampaio não pode ficar fora de Copa do Nordeste, Copa do Brasil e, principalmente, do Campeonato Brasileiro Série B visando sempre o acesso para Série A, sempre dentro de um equilíbrio”, comentou.

Tecnologia e desempenho

Agora, o Sampaio Corrêa é o único clube maranhense a trabalhar com GPS para acompanhar o desempenho dos seus atletas. Segundo a diretoria, o investimento foi avaliado em mais de 100 mil reais. “Esse processo era feito mediante empréstimo pela Ufma, fator que acabava inviabilizando alguns treinamentos específicos, pois não estavam disponíveis em certas ocasiões”, informou o clube.

Com os aparelhos adquiridos, a comissão técnica agora consegue definir uma zona de frequência cardíaca, avaliar a intensidade do treinamento, quantidade de sprints, gasto calórico, distância percorrida e muitos outros aspectos que visam melhorar o desempenho atlético dos jogadores da Bolívia Querida.
O Sampaio Corrêa estreia no Estadual diante do São José, no dia 21 de janeiro, às 20h, no Nhozinho Santos ou Castelão. Além do Estadual e da Copa do Brasil, o Tricolor vai disputar, também, a Série B do Brasileiro.

Atual elenco do Sampaio Corrêa

Andrey
Moisés
Everton (titular em 2019)
Gustavo Ramos
Israel
João Victor (titular em 2019)
Kellyton
Ferreira
Luan
Lucas
Matheus Lima
Matheus Weissheimer
Paulo Sérgio (titular em 2019)
Ramon
Capanema
Sivaldo
Thiago
Yann David
Eloir
Neto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.