PH

Senado e altos gastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

O Senado gastará 3 milhões e 700 mil reais para a contratação anual de uma empresa especializada na prestação de serviços de manutenção, conservação e implantação dos jardins do seu prédio. Somando os efetivos e os terceirizados, o Senado e a Câmara dos Deputados têm 28 mil e 700 funcionários. O contingente é maior do que o número de habitantes de 79 por cento dos municípios brasileiros. Para fazer uma comparação, o quadro de pessoal do Senado e da Câmara representa o dobro do efetivo total da Polícia Federal, que é de 14 mil servidores em todo o País.

EM CURTA temporada de férias na cidade, Marcella e Thallyssonn Vilhena com os filhos Leonardo e Benício Holanda Vilhena, que residem em Toronto, no Canadá. Eles vieram especialmente prestigiar a celebração do Jubileu de Ouro deste Repórter PH
EM CURTA temporada de férias na cidade, Marcella e Thallyssonn Vilhena com os filhos Leonardo e Benício Holanda Vilhena, que residem em Toronto, no Canadá. Eles vieram especialmente prestigiar a celebração do Jubileu de Ouro deste Repórter PH

Gestão pública
“Mudança, inovação e empreendedorismo: processos, pessoas e estruturas” é o tema do Fórum que a Escola de Governo e Gestão Municipal realizará hoje, com palestras e painel.
Uma das palestras terá como tema “Os caminhos para a gestão pública e o desenvolvimento social sustentável”, a ser ministrada pelo consultor e professor Ricardo André Carreira, diretor-geral da Faculdade de Negócios Faene.
O painel sobre práticas inovadoras na gestão pública de São Luís contará com a participação de André Lauande, Socorro Araújo e Rocicler Malta.
Já o professor Walter Nunes falará sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Tributo ao Rei
É neste sábado a décima quinta edição do maior evento de forró pé de serra do Maranhão: Tributo ao Rei do Baião 2019.
Essa atividade cultural é realizada anualmente em São Luís, no primeiro sábado do mês de dezembro.
Como sempre, haverá atrações de várias partes do Estado, sendo um grande intercâmbio cultural por meio da autêntica música nordestina.

Tributo ao Rei 2
Em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga (13/12/1912), foi criado o Dia Nacional do Forró.
O Tributo abre, oficialmente, as comemorações alusivas ao nascimento do Rei do Baião, que cantou quase tudo do Nordeste.
O evento, que faz parte do calendário cultural desta capital, reunirá vários grupos de forró do Maranhão e de outros estados, e mobilizará uma grande quantidade de defensores da autêntica música nordestina.

Monitor da Violência
Dados do Monitor da Violência, divulgados este ano, apontam que a taxa de mortalidade feminina por homicídio em alguns estados representa mais que o dobro da média nacional.
No entanto, no Maranhão, as políticas públicas vêm avançando e os casos foram reduzidos em 15% nos últimos dois anos.
Para tratar do tema, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou uma audiência pública, no Auditório Neiva Moreira.

Quero Bolsa
A Universidade Federal do Maranhão é destaque em publicação da revista Quero Bolsa, como a 27ª instituição que mais recebe estudantes com algum tipo de deficiência.
Apenas 51 faculdades brasileiras com mais de 5 mil matrículas possuem até 1% de alunos
deficientes e são essas instituições que ajudam o país a ser um lugar bem mais inclusivo.
Os dados são do Censo da Educação Superior de 2018, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
A Biblioteca Central lançará um manual de orientação de trabalho de TCC acessível a esses estudantes, sendo disponibilizado em braile e em áudio.

O juiz de Direito Cristiano Simas de Sousa, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, foi empossado ontem na Comarca da Ilha de São Luís, depois de 17 anos aguardando a promoção, período em que se dedicou, exclusivamente, à magistratura. O juiz foi empossado pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo dos Anjos, que, também, empossou os magistrados Kariny Reis Bogéa Santos e Joelma Sousa Santo
O juiz de Direito Cristiano Simas de Sousa, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, foi empossado ontem na Comarca da Ilha de São Luís, depois de 17 anos aguardando a promoção, período em que se dedicou, exclusivamente, à magistratura. O juiz foi empossado pelo presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo dos Anjos, que, também, empossou os magistrados Kariny Reis Bogéa Santos e Joelma Sousa Santo

TRIVIAL VARIADO

Estão circulando os convites para a festa de comemoração da Bodas de Ouro de Socorro e Ivaldeci Mendonça, a ser realizada a partir das 20h do dia 13 de dezembro, no Villa Reale Buffet da Avenida dos Holandeses, no Calhau. Festa de Traje Passeio Completo.

O Itaú previu Produto Interno Bruto de 0,5 por cento no 3º trimestre e o Bradesco apostou em 0,3 por cento. Foi a 0,6. A agropecuária, mais uma vez, ajudou a salvar. Acrescente-se a construção civil, que teve o melhor desempenho em cinco anos: cresceu 4,4 por cento.

O Paraguai tem a maior indústria de tabaco da América Latina, usando fumo mofado e com excesso de agrotóxicos. Terminará o ano com a produção de 80 bilhões de cigarros. O consumo interno fica em 3 bilhões de unidades. A exportação legal irá a 5 bilhões por ano.

No assunto: as outras 72 bilhões de unidades são contrabandeadas para países vizinhos. A maior parte para o Brasil. No Centro de Porto Alegre, vendedores montam seus mercadinhos e vendem à vontade.

Efeito nefasto: a derrota da esquerda na eleição presidencial do Uruguai em parte é creditada à liberação da maconha, que resultou no aumento da insegurança e da criminalidade. No Congresso brasileiro, uma minoria quer abrir a mesma porteira.

Pesquisa sobre imagem do Judiciário, da FGV e da Associação dos Magistrados Brasileiros, mostra: as redes sociais não são confiáveis para 72% dos entrevistados, índice bem superior ao dos jornais e da televisão.

O Spotify revelou a música e o artista mais tocados da década. Drake lidera - 28 bilhões de streams na plataforma. A música mais ouvida é Shape of You, de Ed Sheeran - 2,4 bilhões de vezes.

DE RELANCE

Empreendedorismo Social
Hoje, será celebrado o Dia Internacional do Voluntário. A data vem com uma celebração especial, a de 100 anos de atuação da Junior Achievement no Mundo, uma organização, que através do voluntariado, incentiva o jovem empreendedor, desenvolvendo estudantes para o mercado de trabalho. Por isso, em São Luís, a Junior Achievement Maranhão (JAMA) realizará uma palestra com o empresário Igor Queiroz Barroso, diretor do Conselho de Administração do Grupo Edson de Queiroz, que falará sobre “Empreendedorismo Social”. A palestra será às 19h, no auditório da Associação
Comercial do Maranhão.

Atitude Empreendedora
Como forma de celebrar os 100 anos de atuação da Junior Achievement no Mundo, será realizado também o lançamento do livro “Atitude Empreendedora”. A edição comemorativa traz entrevistas com ex-alunos da ONG com a participação de sete brasileiros. A entidade, fundada em 1919, já atingiu 100 milhões de alunos no mundo e chamou a atenção por não lecionar leitura, escrita e aritmética, mas educação financeira, empreendedorismo e mercado de trabalho.

Atitude Empreendedora 2
Reunindo as pesquisas mais recentes de Larry C. Farrell, maior autoridade do mundo no ensino de empreendedorismo, e o conhecimento acumulado de 100 anos de existência da JA, o livro “Atitude Empreendedora” oferece lições valiosas para quem deseja empreender. Inspirado em gênios dos negócios, como Walt Disney e Steve Jobs, Farrell define as quatro práticas fundamentais dos melhores empreendedores: senso de missão, visão integrada de clientes e produtos, inovação em alta velocidade e comportamento automotivado.

Vestuário maranhense
Trazendo novidades para o segmento têxtil e de vestuário maranhense, a presidente do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão (Sindvest) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Ana Rute Mendonça, participou em Brasília do Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria Têxtil e do Vestuário – Edição 2019.

Vestuário maranhense 2
O encontro reuniu os líderes dos sindicatos industriais do segmento para fomentar a troca de experiências, de boas práticas, e o planejamento de ações visando fortalecer o setor, tanto em âmbito estadual quanto nacional. O projeto é uma parceria da CNI por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), com as federações de vários estados brasileiros.

Casamento entre iguais
A pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2018 mostra que o casamento entre pessoas do mesmo sexo teve aumento de 61,7 % no ano passado em relação a 2017. Em 2018, foram registrados 9.520 casamentos civis entre cônjuges do mesmo sexo, ante 5.887 em 2017. Os dados foram divulgados pelo IBGE. Segundo o estudo, as uniões entre mulheres cresceram 64,2%, passando de 3.387 em 2017 para 5.562 em 2018.

Casamento entre iguais
Os casamentos entre homens subiram de 2,5 mil para 3.958, o que representa um aumento de 58,3%. O levantamento mostra ainda que a alta foi puxada principalmente pelo mês de dezembro: as uniões homoafetivas entre homens e mulheres somaram 3.098. Em dezembro de 2017, foram registrados 614
casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Novos policiais
Os agentes penitenciários acabam de passar para a categoria de policiais penais, com a promulgação de uma emenda constitucional ontem, durante sessão solene no Congresso Nacional. A nova norma cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal. A classe fica vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer. A emenda dá suporte jurídico à categoria para que esta possa exercer a efetiva atividade policial, como de fato já acontece.

Capaz de desestimular
A Confederação Nacional dos Municípios precisa repetir pesquisa que fez em 2015, quando perguntou a 4 mil e 80 prefeitos se vinham sentindo os efeitos da crise no País. Respostas: 4 mil e 20 disseram sim e 56, não; quatro se omitiram. Do total, 3 mil e 340 reduziram as despesas de custeio. Houve diminuição no número de funcionários efetivos em 2 mil e 155 prefeituras e cortes de cargos comissionados em 2 mil e 68. Agora, novo levantamento servirá como teste para candidatos corajosos, que já conhecem o quadro da penúria.

Para escrever na pedra:
“Possuir é perder. Sentir sem possuir é guardar, porque é extrair de uma coisa a sua essência”. De Fernando Pessoa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.

Em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) - Lei nº 13.709/2018, esta é nossa Política de Cookies, com informações detalhadas dos cookies existentes em nosso site, para que você tenha pleno conhecimento de nossa transparência, comprometimento com o correto tratamento e a privacidade dos dados. Conheça nossa Política de Cookies e Política de Privacidade.