PH

Cinema a todo vapor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Prossegue até o dia 7 de dezembro a movimentada programação do Festival Maranhão na Tela, que tem à frente a cineasta Mavi Simão, uma incansável realizadora para colocar o estado no circuito dos grandes festivais da Sétima Arte. O evento acontece nas salas do Kinoplex, do Golden Shopping Calhau, no Grand São Luís Hotel e na Escadaria do Giz, na Praia Grande, com exibições de curtas, longas e videoclipes, debates e música na parte cultural.

O EX-PRESIDENTE José Sarney e Dona Marly já estão em São Luís para rever os parentes e amigos e comemorar, na intimidade da família, a nova idade dela, que é aniversariante desta quarta-feira, dia 4
O EX-PRESIDENTE José Sarney e Dona Marly já estão em São Luís para rever os parentes e amigos e comemorar, na intimidade da família, a nova idade dela, que é aniversariante desta quarta-feira, dia 4

Mestrado na UFMA
O diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, está feliz da vida. Ele foi aprovado na seletiva do Mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão, cujo curso será iniciado em 2020.
Engajado, Celso Brandão só pensa em adquirir mais conhecimento, para poder trabalhar cada vez mais pela cultura maranhense.
Afinal – há que se reconhecer –, ele tem feito um bom trabalho à frente daquela casa de espetáculos.

Em São Paulo
Tem gente do Maranhão de malas afiveladas para participar, em São Paulo, do Comic Com Experience, evento que acontecerá de 5 a 8 de dezembro, no Centro de Convenções daquela capital.
Trata-se de uma feira voltada para a cultura pop, com a participação de importantes nomes do universo dos quadrinhos e cinema, a exemplo de Kevin Feige, presidente e chefe criativo da Marvel Studios, e a atriz Gal Gadot, que interpreta a personagem Mulher-Maravilha no cinema.
Além deles, estarão os elencos de produções como Star Wars e La Casa de Papel.

No Blue Tree
O Blue Tree Towers Hotel, no Calhau, sedia, este ano, uma das maiores festas de Réveillon do Maranhão.
Trata-se do “Sunrise: o Réveillon do Amanhecer”, conhecido por ser o mais duradouro todos os anos.
O evento costumava ser realizado no Iate Clube de São Luís, mas está mudando de endereço, embora o cenário, de frente para a Baía de São Marcos, continue sendo deslumbrante.
E, claro, com o charme todo especial daquele empreendimento que tem como diretora geral a charmosa morena Jacira Haickel.

Nova sede
O governador Flávio Dino e as deputadas estaduais Cleide Coutinho e Helena Duailibe participaram da inauguração da nova sede do Instituto Antonio Brunno, que dá apoio a pessoas em tratamento contra o câncer, em sua maioria provindas do interior do estado.
O novo espaço, construído por meio de doações, proporcionará mais comodidade para mais de duzentos pacientes e seus acompanhantes.

Dezembro Vermelho
No último domingo, um laço simbólico foi feito, na Praça Benedito Leite, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, durante a abertura da campanha Dezembro Vermelho.
A data foi instituída em 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e pela Organização Mundial de Saúde.
O tema é “A luta é compartilhada. A prevenção tem que ser combinada”.
A campanha, além de fortalecer as ações de prevenção combinada, também incentiva a testagem regular para o HIV e reforça a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenção.

NA INAUGURAÇÃO da Clínica Narcize, na semana passada, a biomédica esteta e fisioterapeuta pélvica Gina Faray entre as cirurgiães-dentistas Marina Martins e Valderlane Colares, e o biomédico esteta Marcelo Veloso
NA INAUGURAÇÃO da Clínica Narcize, na semana passada, a biomédica esteta e fisioterapeuta pélvica Gina Faray entre as cirurgiães-dentistas Marina Martins e Valderlane Colares, e o biomédico esteta Marcelo Veloso

Sem desculpa
Não há justificativa prática ou ética para não destinar parte do imposto de renda – pessoas física e jurídica – a instituições que cuidam de crianças e de idosos, em vez de mandar seu dinheiro para Brasília.
Em dezembro, também o terceiro setor tem pela frente o 13º dos seus colaboradores, gerando pressões extremas nos caixas já raspados.
É só falar com seu contador.
É uma das poucas fontes de receita para fazer frente à maior despesa, que é com pessoal. Em geral, doações e mesmo projetos incentivados não podem, legalmente, ser usados para esse fim. Mais uma insanidade de um sistema insano.

TRIVIAL VARIADO

Todas as atenções da sociedade maranhense estão voltadas, esta semana, para o maior acontecimento social dos últimos tempos nesta Capital: a festa que o Grupo Mirante oferece no próximo sábado para comemorar, com pompa e circunstância, o Jubileu de Ouro de Jornalismo do titular desta coluna.

No assunto: o Palazzo Eventos, no Araçagy, eleito para ser palco dessa grande confraternização, já começou a ganhar forma especial com a montagem da decoração da designer Cintia Klamt Motta, inspirada em meio século de comunicação no Brasil e no Mundo.

Vale destacar que alguns dos mais importantes grupos empresariais do Maranhão estão unidos com o Grupo Mirante, como parceiros desse evento que tem tudo para entrar para os anais dos mais deslumbrantes momentos vividos por nossa sociedade.

Na balança: sem partido, o presidente Jair Bolsonaro viu sete dos 11 vetos que apresentou serem derrubados semana passada no Congresso. O resultado conduz à dúvida sobre a verdadeira base que o Planalto tem atualmente.

Jovens com Síndrome de Down tiveram uma manhã animada e cheia de atividades na Praia do Calhau, no último domingo. As atividades foram articuladas pelo Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, da DPE, junto ao projeto “Inclusive Praia”, do Coletivo Tiquira com Cuxá.

Em tempo: todos os domingos, o Coletivo Tiquira com Cuxá promove nas praias encontros voltados à inclusão de pessoas com deficiência ao lazer e práticas esportivas.
Tem mais: era escolhido entre 25 do Zoológico e passava o dia encoberto com um pano até ser revelado.

Brasileiros que forem até Rosário, na Argentina, poderão percorrer um novo roteiro turístico, oferecido pelo governo local em homenagem a um dos seus mais ilustres cidadãos: são dez pontos que contam a história do camisa 10 Lionel Messi, da escola em que estudou até o estádio onde jogou suas
primeiras partidas.

O sucesso da Black Friday, do ponto de vista da lojas e indústrias, só poderá ser realmente medido depois da divulgação dos resultados do Natal. Um não deve esvaziar o outro. Mesmo assim, nesse ano, se viu uma evolução. Bem menos picaretagem e bem mais descontos de verdade.

DE RELANCE

Cidadão de São Luís
A Câmara Municipal de São Luís realiza hoje uma sessão solene para homenagear um dos mais vitoriosos empresários do Maranhão: Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, natural de Rosário e desde muito jovem radicado em São Luís, onde constituiu família e montou um mega complexo empresarial. Logo mais, às 14h, ele receberá o título de Cidadão de São Luís, no Palácio Pedro Neiva de Santana, sede da Câmara. A homenagem foi proposta – e aprovada por unanimidade – pelo vereador Honorato Fernandes.

Ora, vejam!
Denunciada por corrupção, Cristina Kirchner assumirá a vice-presidência da Argentina no dia 10 de dezembro. Em novembro de 2015, a duas semanas para deixar a Presidência, ela encaminhou ao Congresso 96 projetos, incluindo a criação de órgãos públicos nos quais pretendia encaixar afilhados políticos.

Subindo de nível
Na semana passada, a Academia Viva Água promoveu seu tradicional Festival Subindo de Nível, da modalidade natação. É quando as crianças aprendizes mostram suas habilidades e até onde estão conseguindo chegar. Todo o processo foi coordenado pela professora Denise Araújo e teve como apelo o mês da segurança aquática, segundo o qual, aulas de natação salvam vidas.

No Maracanã
O Poder Judiciário do Maranhão inaugurou mais um Centro de Solução de Conflitos. Desta vez, no 13º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo do Maracanã, na BR-135. Na solenidade, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo, representou o presidente da Corte, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. O novo Centro de Conciliação, que é o 25º a ser instalado no Estado e o nono de São Luís, oferecerá serviços jurídicos, de informação e orientação à comunidade, da área do Distrito Industrial, incentivando a solução de demandas por meio do diálogo, do acordo e da conciliação.

Dos militares
Está na pauta do Senado a votação do projeto de lei que reestrutura as carreiras e reforma o sistema previdenciário dos militares. O texto cria o Adicional de Compensação de Disponibilidade, reconhecendo a dedicação exclusiva à carreira. O adicional poderá variar de 5 a 32%.

Justificando ausência
Estudantes inscritos na condição de concluintes regulares que não fizeram a prova do Enade 2019 e/ou não responderam ao Questionário do Estudante precisam justificar a ausência. As provas que avaliam os cursos de instituições de ensino superior foram aplicadas no dia 24 de novembro, com a presença de 390 mil estudantes, 89,6% dos inscritos. A solicitação de dispensa da prova deve ser feita ao coordenador de curso da instituição, de 2 de janeiro de 2020 a 5 de fevereiro. A prova e o preenchimento do questionário são componentes curriculares obrigatórios para que o estudante obtenha o diploma da graduação.

Revista Syene
A dermatologista Gisele Campelo estampa a capa da quarta edição da Revista Syene, que será lançada no próximo dia 10 na loja Elle Jolie, no Calhau. Dirigida pela empresária, consultora de imagem, apresentadora e digital influencer, Syene Machado, a publicação aborda temas como beleza, moda, gastronomia, arquitetura, entre outros e traz, em suas páginas, personalidades de destaque em âmbito nacional e internacional.

Novo cheque: cuidado!
O Banco Central realizou duas importantes mudanças, na quarta passada, que afetam um dos empréstimos mais caros do Brasil: o cheque especial. A partir do ano que vem, o juro desse tipo de empréstimo só pode chegar, no máximo, a 8% ao mês – hoje, é de 12,4%. No entanto, como contrapartida, bancos estarão liberados para cobrar uma tarifa extra quando oferecerem mais de R$ 500 à disposição do consumidor. Cheque especial é o nome dado ao empréstimo liberado quase automaticamente pelo banco caso o cliente seja cobrado de alguma fatura e não tenha dinheiro suficiente na conta para o pagamento.

Para escrever na pedra:
“Ser livre é ter um caso de amor com a própria vida”. De Augusto Cury, pensador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.