Ainda não se sabe ao certo por qual motivo o reitor do Instituto de Ensino do Maranhão (Iema), Jonatan Almada, decidiu “partir pra cima” do prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ao criticar o ensino público municipal. A tese mais provável é que Almada quis agradar o padrinho, deputado federal Bira do Pindaré (PSB), que é pré-candidato a prefeito da capital.
O ataque ao pedetista parece ser somente uma estratégia da pré-campanha de Pindaré, que assim como outros postulantes a prefeito, criticam a atual gestão para “ganhar ponto” com a sociedade.
Mas o que fez Almada gerou uma reação em cadeia e ele teve que se desculpar. O primeiro a criticar o que disse o reitor do Iema foi o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). Duro na crítica, o comunista parece ter chamado atenção do aliado.
Depois as críticas partiram do deputado e pai do prefeito, Edivaldo Holanda, e também do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto. O secretário de Educação, Felipe Camarão, também defendeu Edivaldo Júnior e sua gestão.
Agora resta saber se o governador Flávio Dino (PCdoB) deixará sem maiores consequências o fogo amigo contra seu aliado.
Sem comentário
Por enquanto, o deputado Bira do Pindaré não se manifestou sobre as críticas que o aliado fez à educação de São Luís.
Sem se manifestar, fica a desconfiança de que Jonathan Almada pode ter agido conforme orientação do padrinho.
Vale lembrar que por comportamento ruim, Dino já deixou Bira do Pindaré de lado por um tempo.
Audiência
A Câmara Municipal de São Luís realizou a penúltima audiência pública para debater a proposta do novo Plano Diretor da capital.
Mais uma vez, a redução da área da Zona Rural foi o debate maior na audiência que aconteceu na Vila Maranhão.
Agora resta somente uma audiência, que acontecerá no próximo dia 7, no bairro Coquilho. Após o término dessa etapa, os vereadores darão início ao debate sobre o Plano Diretor nas comissões técnicas da Casa.
Congresso
O PSDB fez seu congresso Estadual e debateu os cenários políticos e econômicos do Maranhão.
O presidente da legenda, senador Roberto Rocha, explanou sobre a reforma Tributária e falou dos problemas que o Maranhão enfrenta.
Participaram do encontro tucano o ex-deputado Ricardo Murad, o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e ainda a ex-deputada Andrea Murad, que comanda o PSDB Mulher.
Pre-candidatos
Quem também esteve no evento tucano foi o deputado federal Eduardo Braide, pré-candidato a prefeito de São Luís.
A presença dele reforça a ideia de que o PSDB deva apoiar Braide em São Luís.
Mesmo assim, o deputado Estadual Wellington do Curso não se acanhou e, durante discurso, reafirmou a sua pré-candidatura.
Encontro I
Hoje, quem vai fazer encontro interno é o MDB. O partido vai reunir suas principais lideranças para debater os cenários políticos do Brasil e do Maranhão.
O presidente nacional da sigla, deputado Baleia Rossi, vai participar. O ex-presidente José Sarney e a ex-governador Roseana Sarney também estarão presentes.
O encontro Estadual do MDB acontece na Assembleia Legislativa a partir das 8h30.
Encontro II
São Luís também será tema do encontro do MDB.
Nesta reunião, os emedebistas conversarão sobre a possibilidade de a ex-governadora Roseana Sarney sair candidata à Prefeitura da capital.
A ideia, segundo o presidente estadual da legenda, ex-senador João Alberto de Sousa, tem o apoio de todos os membros do partido.
DE OLHO
21 candidatos do concurso da Câmara Municipal de São Luís estão sendo convocados para serem nomeados. Estes são os primeiros servidores públicos concursados na história da Câmara.
E MAIS
• O asfaltamento de ruas nos bairros da Zona Rural de São Luís tem causado desconforto entre os vereadores da capital.
• O motivo é a paternidade das obras que estão sendo realizadas pela Prefeitura com o programa “São Luís em obras”.
• Os vereadores estão se colocando para a população como os responsáveis pela obra. O que eles esquecem é que na campanha de 2016, Edivaldo Júnior prometeu obras para área. O que parece é que o prefeito está cumprindo um compromisso de campanha.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.